Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

A F1 é repleta de historias interessantes . E a de Giovanni Alesi não deixa de ser uma delas .

Filho de Sicilianos , ele nasceu em Avignon, no sul da França em 11 de junho de 1964.

Filho de um mecânico que participava de evento amadores de automobilismo, seria normal que ele se interessasse por carro e velocidade e isto realmente aconteceu.

Jean iniciou no Kart aos 16 anos, depois em 1983 passou a competir com carros de Turismo com um Renault 5 onde compete por duas temporadas.

Procurando um rumo- Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

O Inicio arrasador na F3

Em 86 Jean busca correr em monopostos , mais precisamente na F3 e  bastou apenas uma temporada para que ele conquistasse o título na F3 de forma impressionante . Para 88 a escolha mais sensata seria a F 3000 que  já tinha uma considerável quantidade de olheiros da F1. Contudo foi uma temporada para se esquecer  com a Oreca, time em que ele dominou a F3. 

Mas nem tudo está perdido. Em Macau ele lidera a corrida  de F3 mas termina em 11º apenas com três rodas , mas Eddie Jordan está lá , gosta do que ve e pergunta se ele está livre . Foi uma decisão acertada pois Jean disputou o campeonato com Erik Comas e foi campeão .

Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

Interesses conflitantes

E um conflito com os patrocinadores de Alboreto abre caminho para uma estreia precoce de Jean

Não se pode dizer que a carreira de Jean Alesi , não está caminhando de acordo com o planejado. Seis anos depois de sua estreia no Kart ele já está a um passo da F1 . Entretanto, um conflito de interesses fará com que chegue na F1 mais cedo do que ele imaginava. A Tyrrell corria com Michelle Alboreto, que vinha fazendo uma boa temporada com o modelo 018. Inclusive tinha conquistado um pódio no México. Porem Ken, que não nadava em dinheiro acertou  um patrocínio com a Camel e isso confrontava com Michelle que era o que se chamava na época de piloto Marlboro. A marca patrocina diretamente o piloto comprando espaço em seu macacão e capacete, haviam vários. 

Em seu primeiro GP o recado está dado

Eddie  pede a Alesi que estava em Monza se apresse  pois Ken quer contratá lo por uma única corrida  e ele , sai de Monza , vai a Avignon pegar seu irmão que também era seu empresário e alguns dias depois  está estreando em um F1 sem ter tido nenhuma experiência anterior.

Jean era muito tímido para pedir alguma alteração no carro de Michelle, para pegar mão do carro foi determinado que ele fizesse séries  curtas com cinco voltas cada, coisa que ele concluiu com sucesso. 

Mas ao  fazer uma série com dez voltas se sentiu desconfortável com o banco moldado para as feições de Alboreto.

Detalhe resolvido ele  se sente mais confortável no carro e isso resulta em progresso. A sétima volta mais rápida da prova.  Jean Alesi consegue largar em sua primeira prova, o GP da França em 16º. Isto o livra do caos gerado pelo espetacular acidente protagonizado por Maurício Gugelmin.

 Quem é este cara?

Jean fez uma estreia de gente grande .  Não cometeu erros , procurou se concentrar  o mais que pode , usou os pneus da forma mais racional que podia . Chegou a andar em segundo . Terminar  em P4 foi o suficiente para  as pessoas se interessarem em saber quem era Jean Alesi. 

Não houve tempo para comemorar . O Gp da Inglaterra estava batendo na porta e não havia um contrato. Eddie Jordan ajuda a batalhar por isso e finalmente consegue . Ken Tyrrell sabia o que estava passando naquele momento por sua equipe  e contrata Alesi pelos seis meses restantes  e pela temporada de 1990. Jean perdeu alguns GP para dar sequência a disputa do título de F 3000.  Mesmo assim termina a temporada em 9º lugar com 8 pontos. 

Davi x Golias

Senna X Alesi. Um duelo que encantou o fã de F1

 E a temporada de 1990  se iniciou em Phoenix. E foi uma  sensação maravilhosa ver o embate entre Senna e Alesi. Um com o poderoso V10 em uma equipe tida e havida como a equipe a ser batida  contra uma equipe que lutava para voltar a seus melhores dias  e com um motor V8  sabidamente inferior a Honda .  Depois daquele Gp e da forma com que se portou nele, conquistando o segundo lugar o mundo das corridas começou a se perguntar :

Seria um brilhareco, ou finalmente Ayrton teria um adversário?

Quando o francês conquistou seu seu segundo pódio em Mônaco , onde chegou em segundo lugar , houve um alvoroço tremendo em cima de Alesi com várias equipes querendo seus serviços. Williams, Ferari e Tyrrell .

A questão merecia análise ,  das três opções permanecer na Tyrrell não era a opção mais interessante. A equipe nunca mais foi a mesma depois da morte de Cevert e da aposentadoria de Stewart. Apesar a temporada promissora de 89 que acabou chegando ao final da temporada de 90 tendo vários problemas e mergulhando em uma crise que se estendeu até sua venda para a BAR .

Ferrari é uma equipe que vive envolta em crises existenciais, mas  naquela época  tinha sido o time que disputava o campeonato contra a Mclaren, fora isto ainda tem a mística . Ferrari se confunde com a própria F1 .

A escolha mais racional seria a Williams. O time vinha de uma temporada de reconstrução e  estava em uma ascendente depois que iniciou sua parceria com a Renault.  Jean Alesi escolheu ir por este caminho, mas  surpreendentemente mudou de ideia  e uma simples mudança fez um efeito enorme em sua carreira.

Mexendo no palito errado. Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

 Jean Alesi acabou escolhendo a Ferrari ,mas já tinha assinado com a Williams. Frank exigiu mundos e fundos para  libera-lo, inclusive um carro da equipe.

E Alesi escolheu a Ferrari. Só não contava que a equipe entraria em uma de suas crises existenciais

Ninguém esperava  que a Ferrari Iria experimentar um declínio tão grande .  Prost foi demitido após  chamar o carro de caminhão. Enquanto isso a Williams apesar de um início problemático iria  ser o adversário da Mclaren pelo título de 91.Não dá para cravar que  Jean Alesi seria campeão, mas  é possível dizer que teriam melhores resultados  do que alcançou pela Ferrari. Em sua carreira  Jean Alesi conquistou duas poles e a vitória no GP do Canadá de 1995.

 Jean Alesi esteve na Ferrari até  a chegada de Michael Schumacher na temporada de  1996. Depois foi junto com  Berger para a Benetton.

Na descendente-Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres

Alesi encontra a Benetton perdida com a saída de Schumacher. não obteve bons resultados

Na Sauber Alesi até que consegue alguns bons resultados , porem em 99 as coisas pioram e ele marca apenas 2 pontos

 Jean Alesi encontrou uma Benetton diferente daquela que existia nos tempos de Schumacher  e menos ofensiva também. E não menos turbulenta. Brigas , Políticas internas conturbadas  e uma dispensa ao final da temporada de 1997. Alesi  ignorou apelos do pit para parar para reabastecimento  e acaba ficando pelo caminho vítima de pane seca. Seu destino é a Sauber.

Em 1998 um terceiro lugar na Belgica é o seu melhor resultado no ano em que termina em  11º com 9 pontos. Em 99 as coisas pioram e ele marca apenas dois pontos  e sai da equipe ao final da temporada.

E o final de carreira na equipe que o projetou, A Jordan

Para 2000 o que tem é a Prost. Com sua experiência consegue mostrar consistência e  termina algumas provas. Em 2001 chega ao final da linha onde sai da Prost e vai para a Jordan no Lugar de Frentzen que havia sido demitido. Seus últimos pontos são marcados na Bélgica  com um sexto lugar .

 

E este é mais um capitulo da serie  Pilotos – Jean Alesi – Grandes Mestres . Espero que tenham gostado

Deixe uma Resposta