A História dos Grandes Prêmios – Indy 500 1950

De 1950 a 1960, a Indianapolis 500 fez parte do calendário da Fórmula 1. Na tentativa de se tornar um campeonato mais internacional do que europeu, a tradicional corrida americana foi adicionada à temporada. A fim de explicar melhor, já fizemos um texto contando como essa prova evoluiu para o formato de GP dos Estados Unidos, que você pode conferir aqui. Mas hoje o foco é nessa terceira prova do campeonato de 1950, vencida pelo senhor Johnnie Parsons.

O pôster oficial das 500 Milhas de Indianapolis de 1950.(Fonte: statsf1)

Uma etapa isolada no Novo Mundo

Com seis da sete etapas ocorrendo na Europa, a única corrida fora do velho continente era as 500 Milhas. Com isso, não havia praticamente nenhum benefício para as equipes europeias viajarem tanto para correr. Na verdade, só seria causa de dor de cabeça. Além disso, seria complicado ajustar a configuração para circuitos mistos dos F1 para os ovais. Dessa forma, nesse texto você não irá encontrar um único nome de piloto do grid de 50 da F1. Apenas americanos.

A largada foi dada no dia 30 de maio de 1950, para uma prova que teve 138 voltas, de 200 previstas. A chuva encurtou essa duração. A pole foi de Walt Faulkner, correndo pela Kurtis Kraft Offenhauser, com um tempo de 1 min 06 s 992. Fred Agabashian, também da Kurtis, largou em segundo lugar, enquanto que Mauri Rose (Deidt Offenhauser), em terceiro.

O pace car a frente do grid da Indy 500 de 1950. (Fonte:http://blog.ims.com/index.php/pace-lap-of-the-1950-indianapolis-500/#.XF4wI1xKgps)

Faulkner perdeu rapidamente a liderança para Rose, Parsons e Agabashian. Parsons. Depois de vários abandonos, quebras e derrapadas, Parsons estava na liderança, prestes a ser atacado. Nesse momento, uma forte tempestade começa a cair no autódromo, fazendo com que dois carros rodassem. Assim, com o fim da corrida, Parsons é acompanhado no pódio pelo segundo colocado Bill Holland, que largou em décimo; e por Rose, que manteve a posição de largada. A seguir, o resultado completo da prova:

Arte do site gpexpert.com

Por fim, o vídeo do nosso canal do You Tube sobre a corrida de hoje:

Rivalo Apostas Esportivas

Deixe uma Resposta