A História dos Grandes Prêmios – Indy 500 1953

As 500 Milhas de Indianápolis foi a segunda etapa do campeonato de 1953 da Fórmula-1, mas não contou coma presença dos pilotos do Mundial. A prova estadunidense tornou-se uma grande corrida de resistência devido ao forte calor e foi vencida por Bill Vukovich.

Bill Vukovich com o seu Kurtis Kraft “Fuel Injection Special” e o trófeu Borg Warner: a primeira de duas vitórias na Indy 500

Quatro meses após a prova da Argentina, a Fórmula-1 teve a sua segunda etapa realizada nos EUA: as 500 Milhas de Indianápolis, apesar de contar pontos para o Mundial da F1, não teve nenhum piloto representante na clássica americana. Apenas Alberto Ascari que chegou a se inscrever, mas não compareceu. Ao todos foram 68 inscritos, sendo que dois não compareceram (além de Ascari, Johnny Mauro também não se fez presente). Tradicionalmente 33 carros foram classificados: destes, entre modelos antigos e atuais, 18 eram Kurtis Kraft. Trinta e dois carros usaram motores Offenhauser (apenas o Kurtis de Duke Nalon que usou um motor Novi), no entanto, todos os carros usaram pneus Firestone. A 37ª Edição da Indy 500 foi realizada no dia 30 de maio, num sábado.

Nas qualificações, Bill Vukovich o mais veloz

No treino classificatório, Bill Vukovich não teve adversários ao cravar a média de quatro voltas em 138,39 MP/H e ficar com a pole position. Fred Agabashian, Jack McGrath, Manny Ayulo, Andy Linden e Tony Bettenhausen fecharam as duas primeiras filas. Os treinos foram marcados pela morte de Chet Miller, que bateu o seu Kurts Novi na primeira curva vindo a causar um traumatismo na base do crânio. Miller era um dos pilotos mais experientes de Indianápolis, tendo disputado quase todas as edições de 1930 até 1952 – falhando apenas em 1945, quando a prova foi retomada, e em 1947. Tinha 50 anos.

Bill Vukovich vence a mais quente de todas

No dia da corrida as temperaturas estavam altas, tanto ambiente quanto a de pista: enquanto que a de ambiente chegava a casa de 90º F (cerca de 32º C) a da pista batia 130º F (54º C). Com essas temperaturas, a prova passou a ser conhecida como “Hottest 500”, porém alguns indicam que a edição de 1937 foi a mais quente ao ser disputada sob um calor de 92º F (33º C), porém não se sabe qual a temperatura do asfalto naquela ocasião.

Sobre a corrida, esta foi um passeio para Bill Vukovich que pôde, enfim, comemorar a sua esperada vitória, sendo que u ano antes ele parecia estar pronto para vencer em Indianópolis quando uma quebra da barra de direção o fez bater no muro quando faltava apenas nove voltas para o final. Mas desta vez as coisas saíram melhor que a encomenda: Bill liderou 195 voltas, perdendo a liderança apenas nas voltas que teve de ir aos boxes (Sam Hanks liderou três voltas, enquanto que Fred Agabashian e Jim Rathman lideraram uma volta cada) e fechou a prova com três voltas de vantagem sobre Art Cross, o segundo colocado – apesar de nos resultados oficiais ele os outros seis que chegaram em seguida contabilizarem 200 voltas, pelas regras da época os pilotos não eram retirados da pista imediatamente após a vitória do primeiro colocado, podendo ficar até dez minutos após quadriculada para o vencedor.

O forte calor em Indianópolis forçou algumas substituições durante a prova. Casos como o de Sam Hanks e Fred Agabashian, terceiro e quarto colocados na classificação final, foram substituídos por Duane Carter e Paul Russo, respectivamente. Nada mais que dez pilotos, ao todos, precisaram substituição. O mais trágico foi por conta de Cale Yarborough que entregou o carro para Bob Scott na volta 69 e foi direto para o hospital do circuito, onde acabou por falecer devido a insolação. Apenas Bill Vukovich, Art Cross, Jack McGrath, Jimmy Daywalt e Ernie McCoy é que fizeram a prova sem precisar de substituição. Vukovich, por exemplo, recebia baldes de água gelada nas costas a cada parada no box.

Bill Vukovich recebeu pela vitória uma quantia de U$ 89,496 e mais duas curiosas premiações: um cachorro e um ano de ração grátis para o cão.

Resultado Final  

500 Milhas de Indianápolis – 2ª Etapa

Indianapolis Motor Speedway – 30 de maio de 1953 – 200 Voltas

Deixe uma Resposta