A História dos Grandes Prêmios – Indy 500 1954

Além da dificuldade natural das 500 Milhas de Indianápolis, Bill Vukovich precisou lutar para qualificar-se e depois para batalhar com um carro com problemas de aceleração durante a corrida. Mas no final, o estadunidense acabaria por vencer pela segunda consecutiva em Indianápolis.

Bill Vukovich com seu Kurtis Kraft, a caminho da segunda conquista em Indianápolis

Enquanto que as equipes e pilotos europeus ficaram no velho continente disputando corridas extra-oficiais, a segunda etapa do Campeonato Mundial da Fórmula-1 teve a sua realização na tradicional 500 Milhas de Indianápolis no mês de maio. Foi uma grande oportunidade para que Bill Vukovich, então vencedor na edição de 1953, pudesse defender a sua vitória na clássica americana.

Como dito anteriormente, a corrida não contou com a presença dos pilotos e equipes da Europa, mas teve um bom número de inscritos: um total de 61 pilotos tentou lugar nas 33 posições disponíveis. A classificação revelou um grande drama durante os três primeiros dias, dos quatro programados: Bill Vukovich enfrentou problemas para conseguir encaixar uma boa volta e até o terceiro dia estava fora do grid, mas acabou conseguindo uma jornada para ocupar a 19ª colocação.

A pole ficou para Jack McGrath com a marca de 4’15’’26 na soma das quatro voltas feitas, numa média de 141.033 MPH. Jimmy Daywalt e Jimmy Bryan completaram a primeira fila. Dos 33 pilotos do grid 21 usaram os chassi Kurtis Kraft (que contou com suas variações); Kuzma, Stevens e Schroeder alinharam dois chassi cada; Phillipis, Pankratz, Silnes, Pawl, Nichels e Bromme alinharam apenas um chassi cada. Todos os participantes usaram motores Offenhauser 4.5 L4.

Bill Vukovich vence a sua segunda Indy 500

 

A 38ª Edição das 500 Milhas de Indianápolis foi de certa forma tranquila. Apenas três acidentes foram registrados (Bill Homeier na volta 74; Jim Rathman/ Pat Flaherty na 110ª volta; Jimmy Daywalt na volta 111), mas a bandeira amarela foi acionada apenas na volta 110. Alguns pilotos acabaram compartilhando o carro com um segundo piloto, como foi o caso dos acidentados Jim Rathman/ Pat Flahert ou até mesmo por três, como o caso de Sam Hanks que dividiu o carro com Jimmy Davies e Jim Rathman – que voltou a pista após o acidente na 110ª volta.  A corrida em Jack McGrath talvez o seu grande favorito ao liderar com autoridade as primeiras 44 voltas da prova e cravar a melhor volta, porém uma parada de box desastrosa o fez perder um bom tempo.  Bill Vukovich fez uma corrida de recuperação, tendo em vista que o seu Kurtis Kraft inscrito pela Fuel Injection  tinha problemas de aceleração: assumiu a liderança por uma volta (61) e depois voltou ao comando na passagem 92, onde ficou até a 129 quando precisou ir aos boxes. Contando com os problemas de McGrath, Vukovich tinham apenas que preocupar-se com Jimmy Bryan que vinha bem na corrida ao liderar um bom número de voltas. Quando  Jimmy precisou fazer a sua parada de boxa, Bill Vukovich reassumiu a liderança na volta 150 para não largar mais e vencer com uma confortável diferença de mais de 1 minuto de vantagem sobre Jimmy Bryan, que venceu o duelo pela segunda posição contra Jack McGrath.

Foi a segunda conquista de Bill Vukovich, igualando o feito de Mauri Rose e Wilbur Shaw que venceram duas vezes seguidas a Indy 500. Também igualava as marcas de Tommy Milton como duplo vencedor, mas ficava atrás de Louis Meyer, Mauri Rose e Wilbur Shaw que haviam vencido três edições cada.

Na tabela de pontuação do mundial de Fórmula 1, Bill Vukovich empatava com Juan Manuel Fangio na liderança (8 pontos para cada) seguidos por Giuseppe Farina e Jimmy Bryan (6 pontos para cada) e Jose Froilan Gonzalez (5 pontos).

Resultado Final 

500 Milhas de Indianápolis – 2ª Etapa

Indianapolis Motor Speedway – 31 de maio de 1954 – 200 Voltas

Deixe uma Resposta