A História dos Grandes Prêmios – Inglaterra 1950

Estamos começando hoje no F1 Templo uma nova série. Vamos contar a história de todos os Grande Prêmios realizados na história da Fórmula 1. Assim, para dar início a essa ousada missão, vamos começar pelo GP da Inglaterra de 1950. Naquela corrida, com carros, pilotos e mecânicos completamente diferentes do que vemos hoje, nascia a rica saga da F1.

O pôster oficial do primeiro GP da história da F1. (Fonte: statsf1.com)

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os esportes a motor começaram a chamar atenção novamente, no início dos anos 50. A Fórmula 1 foi criada, e para sediar o primeiro GP da nova categoria, foi escolhido o circuito de Silverstone. A pista foi criada a partir de um antigo aeródromo, próximo à cidade de mesmo nome. Hoje, a pista do GP da Inglaterra é uma das mais tradicionais e insubstituíveis da F1, ao lado de Monza e Mônaco.

Um número que se coloca entre 100 mil e 200 mil pessoas estavam presentes ali para ver aquelas incríveis máquinas. Além disso, contava-se com a presença do rei e da rainha, além de sua filha, Elizabeth, futura monarca. Um total de 23 pilotos se inscreveram para a corrida, procedentes de nove países. Entre eles, quatro franceses e dois italianos. Bem como um belga, um irlandês, um monegasco, um argentino, um tailandês e um suíço. O argentino era o ilustre futuro penta campeão, Juan Manuel Fangio.

Um total de cinco equipes de carros equipavam esses pilotos. Alfa Romeo, Maserati, ERA, Talbot-Lago e Altas. Note a ausência da mais tradicional, a Ferrari. A Alfa Romeo dominou completamente os treinos classificatórios, colocando seus quatro pilotos nas quatro primeiras posições. Giuseppe “Nino” Farina foi o primeiro pole position da F1, com um tempo de 1 min 50 seg 8.

Já na segunda volta Farina marcou a volta mais rápida. Porém, na décima ele foi ultrapassado pelo companheiro Fagioli. Na 15ª, quem assume a liderança é Fangio. Contudo, na 16ª, Farina assume novamente a ponta para não perder mais. Completou as 70 voltas, juntamente com Fagioli e Parwell, que subiram no pódio. Fangio teve que abandonar na volta 62.

O resultado dos 11 primeiros colocados na Inglaterra em 1950. (Fonte: formula1.com)

Abaixo, o vídeo do nosso canal do YouTube com preciosas imagens históricas dessa corrida tão emblemática.

Deixe uma Resposta