A História dos Grandes Prêmios – Mônaco 1950

O Grande Prêmio de Mônaco de 1950 foi a segunda prova da temporada inicial da Fórmula 1, sediado no pequeno país europeu no dia 21 de maio. Agora, estava presente a tradicionalíssima Ferrari, diferentemente da corrida na Inglaterra. O vencedor e pole da primeira corrida da categoria no principado foi Juan Manuel Fangio. Na verdade, se tratava de uma corrida já conhecida do mundo do automobilismo. Mas o traçado urbano de Mônaco passou a ocupar um lugar no calendário da F1 em 1950, logo na primeira temporada. Até hoje se trata do GP mais tradicional, e faz parte da Tríplice Coroa do automobilismo, ao lado da Indy 500 e das 24h de Le Mans.

O pôster oficial do Grande Prêmio de Mônaco de 1950. (Fonte: statsf1.com)

Domínio absoluto do penta

Fangio (Alfa Romeo) garantiu sua primeira pole nessa corrida, marcando o tempo de 1 min 50 s 2. Ao lado dele, Nino Farina (também da Alfa) e Jose Froilan Gonzalez, compatriota de Fangio, da Maserati. A estreante Ferrari, por sua vez conseguiu um 6º, um 7º e um 9º lugares no grid. Dessa sétima posição, largou Alberto Ascari, um dos primeiros grandes ídolos de Maranello.

A largada do primeiro GP de Mônaco da F1. (Fonte: gps.gpexpert.com.br)

A corrida teve 100 voltas, e Fangio praticamente não foi incomodado na liderança. Na primeira voltas, uma série interminável de abandonos. Os pilotos que não acabaram se enroscando um com outros nas curvas apertadas sofreram de falhas mecânicas. Só para ilustrar, com o fim da primeira volta, dez pilotos estavam fora da prova. No restante da corrida, Philippe Etancelin abandonou na volta 36 e Luigi Villoresi na 63. 

Fangio também chegou a fazer a melhor volta. Sim, se trata do primeiro Grand Chelem da história, a corrida perfeita. Apenas sete pilotos cruzaram a linha de chegada. Ao lado de Fangio no pódio, Ascari em segundo e Louis Chiron em terceiro. Sem dúvidas um GP de Mônaco que estreou para mostrar a que veio na história da Fórmula 1. Aqui, o resultado completo do GP e abaixo, o link para nosso canal do You Tube, com imagens dessa histórica corrida.

Patrocinador:

Rivalo Apostas Esportivas

Deixe uma Resposta