Bandeira quadriculada ‘real’ voltará a encerrar corridas na F1

Sinal eletrônico havia sido implementado para impedir erros, mas acabou causando justamente o que deveria evitar

Uma bandeira quadriculada física e não um painel eletrônico, voltará a ser o sinal definitivo do encerramento das corridas de Fórmula 1 a partir de 2020. Para a temporada 2019, a FIA havia mudado um dos regulamentos para que um painel de luz quadriculada se tornasse o sinal de fim de corrida.

Esta foi uma resposta ao erro no GP do Canadá de 2018, onde uma confusão entre um funcionário e a celebridade convidada Winnie Harlow fez com que a bandeira quadriculada fosse agitada uma volta mais cedo por engano.

No entanto, no GP do Japão deste ano, um erro no novo sistema fez com que o painel eletrônico declarasse a corrida encerrada uma volta antes do previsto, apesar de todos estarem completarem a prova na volta correta.

As regras da F1 fizeram com que o fim da corrida tivesse que ser registrado uma volta antes, dando a Sergio Pérez o nono lugar e derrubando Nico Hulkenberg para a décima posição.

Modelo havia encerrado prova no Canadá no momento errado.

Modelo havia encerrado prova no Canadá no momento errado.

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Após a corrida, o diretor de corridas da FIA, Michael Masi, não quis dizer se o erro foi causado por um foi um gatilho automático ou por erro humano, admitindo apenas que “foi um daqueles que não havia acontecido antes com a bandeira quadriculada, e acabamos de investigar o porquê”.

Sebastian Vettel disse que este foi um exemplo do porque apenas uma bandeira quadriculada real deveria terminar uma corrida de F1, pois para ele, esse seria o “sinal final” ao qual os pilotos respondem.

Nesta semana, a reunião de quarta-feira do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA ratificou a reintegração da bandeira quadriculada como o sinal definitivo do encerramento das corridas.

As mesmas regras ainda serão aplicadas se, por algum erro, a bandeira for agitada antes do previsto, com o resultado da corrida sendo declarado naquele momento, em vez de o painel ser usado como backup.

Fonte Motorsport

Patrocinador:

Deixe uma Resposta