De Cesaris

Publicidade:

 

“Andrea de Crasheris”, como a imprensa britânica escolheu batizá-lo, animou a Fórmula 1 por 14 anos como um piloto que era aparentemente um acidente esperando para acontecer. Com um pai cuja posição de distribuidor de cigarros na Itália lhe deu influência na Marlboro e em outras empresas, De Cesaris sempre foi apoiado por amplos fundos de patrocínio. Ele sofria de um tremor facial pronunciado, o que levou muitos a supor que isso causava os acidentes pelos quais ele se tornaria famoso. Mas seu ritmo, talento e bravura não podiam ser negados.

Carreira inicial bem sucedida

Vencedor da Copa do Mundo Júnior de 1976 em karts, de Cesaris foi direto para a Fórmula 3 britânica para sua estreia nas corridas de carros em 1978. Isso foi com Tim Schenken e a equipe Tiga de Howden Ganley. Ele venceu seis vezes em 1979, mas só terminou como vice-campeão de Chico Serra com o italiano à esquerda para lamentar alguns erros evitáveis.

Ele também foi o sexto em sua estreia na Fórmula 2 em Vallelunga naquele ano – inicialmente pontual -, mas de Cesaris permaneceu no Project Four Racing de Ron Dennis para uma campanha completa em 1980. Entre os mais rápidos dos 802-BMWs de março, ele venceu em Misano e terminou o campeonato em quinto no geral.

Fórmula 1 com Alfa Romeo e McLaren

Após apenas três temporadas no esporte, Andrea de Cesaris estreou na Fórmula 1 no GP do Canadá de 1980 com a recém-ampliada equipe Alfa Romeo. Ele se classificou em um oitavo excelente e, quando Dennis adquiriu a equipe da McLaren, o inverno de Cesaris foi assinado para uma campanha completa da F1 em 1981.

Seu ritmo era evidente, mas também os acidentes. Ele voltou para a Alfa Romeo em 1982 e se classificou na pole position em Long Beach, apenas para cair novamente quando ficou em segundo. Mas seu dia de dias quase chegou no GP da Bélgica da temporada seguinte. Na classe do campo em Spa-Francorchamps, ele perdeu certa vitória devido a um pitstop tardio e subseqüentes gremlins mecânicos. O segundo lugar na Alemanha e África do Sul em 1983 continuaria sendo o melhor resultado de sua carreira na F1.

Fórmula 1 prolongada permanece com retornos decrescentes

Duas temporadas com a equipe de Ligier, patrocinada por Gitanes, foram encerradas após um rolo de alta velocidade durante o GP da Áustria de 1985. De Cesaris ingressou na Minardi em 1986, embora geralmente tenha sido superado pelo companheiro de equipe novato Alessandro Nannini e tenha terminado apenas uma vez. Uma mudança para o Brabham-BMW na temporada seguinte incluiu um raro pódio quando o terceiro na Bélgica, apesar de ficar sem combustível.

De Cesaris juntou-se ao Rial Racing de Günther Schmid em 1988 e sobreviveu a uma corrida de desgaste em Detroit para terminar em quarto lugar. O destaque das próximas duas temporadas passadas com a BMS Scuderia Italia foi o terceiro no GP do Canadá de 1989, depois que o Dallara F189-Ford, que tinha a camisa da Pirelli, teve várias excursões fora da pista.

Uma última chance com a Jordan

Mas, sempre prolongando sua carreira, De Cesaris ingressou no novo time do 7Up Jordan em 1991 e logo aproveitou sua melhor temporada. Houve uma nova maturidade e ele quase terminou em segundo em Spa-Francorchamps, apenas para se aposentar nas últimas voltas. Depois de mais duas temporadas respeitáveis ​​com Tyrrell, ele substituiu o suspenso Eddie Irvine por duas corridas na Jordânia em 1994 – terminando em quarto no GP de Mônaco. De Cesaris também dirigiu um Sauber naquele ano, quando Karl Wendlinger se machucou no que provou ser o ato final de sua carreira na F1.

Ele saiu brevemente da aposentadoria do GP Masters de 2005/06 para veteranos e terminou em quarto na corrida inaugural em Kyalami. Além disso, De Cesaris trabalhou como comerciante de moedas depois que sua carreira profissional de corrida terminou. Ele era um windsurfista apaixonado, mas um dos verdadeiros personagens do esporte perdeu a vida em um acidente de moto em sua cidade natal, em outubro de 2014.

Os 208 GPs da carreira de Andrea de Cesaris renderam apenas 22 pontos, já que os incidentes muitas vezes atrapalhavam seu domingo.

Deixe uma Resposta