F1 não terá câmbios de mesmo fornecedor para equipes em carro de 2021.

McLaren MCL34

Categoria cancelou planos de ter caixas de câmbio padrão a partir de 2021, após votação no Conselho Mundial de Automobilismo para se manter liberdade de fornecimento aos times.

A F1 havia começado uma concorrência para padronizar caixas de câmbio para o novo modelo de 2021, em fevereiro.

Foi apurado que quatro companhias se candidataram, com a empresa especializada Xtrac a única confirmando publicamente sua oferta.

No entanto, o órgão regulador do esporte, a FIA, anunciou que o Conselho Mundial de Automobilismo votou contra a escolha de um único fornecedor de caixa de câmbio, agindo sob recomendação do Departamento Técnico da FIA.

“A decisão do Conselho foi baseada na consideração de informações técnicas e financeiras disponibilizadas por equipes e fornecedores”, diz o comunicado da FIA.

“Os dados técnicos fornecidos revelaram que a tecnologia de caixa de câmbio na Fórmula 1 convergiu amplamente e que, como resultado, há pouca diferenciação de desempenho no momento.”

“Também foi notado que, devido à complexidade dos componentes, as caixas continuam a ser um assunto delicado em termos de confiabilidade, e isso foi levado em conta nas avaliações do Departamento Técnico da FIA.”

A mudança discutida sobre caixas de câmbio padrão era parte do impulso de corte de custos da F1 para 2021, mas o Conselho concluiu com base na análise da FIA que “economias financeiras semelhantes poderiam ser feitas por outros meios que não a especificação de um único fornecedor.”

A FIA diz que esses meios serão discutidos com as equipes e farão parte dos regulamentos de 2021, quando forem revelados “até o final de junho”.

Enquanto a Fórmula 1 recuou sobre as caixas de câmbio, anteriormente também emitiu propostas para o fornecimento de aros de roda padrão, componentes do sistema de freio e, mais recentemente, elementos-chave do sistema de combustível.

Fonte Motorsport

Publicidade:Rivalo Apostas Esportivas

Deixe uma Resposta