F1 promove movimento de apoio à luta pela diversidade no esporte “Corremos como um”

A F1, em forma de agradecimento aos que estiveram e estão na linha de frente ao combate da covid-19 no mundo, e, em apoio a luta pela diversidade no esporte, a empresa lançou na categoria o movimento #WeRacesAsOne (Corremos como um). O logo da iniciativa na categoria é formado por um arco-íris, representando as cores das dez equipes presentes no grid.

O símbolo aparecerá nos carros, circuitos e nas garagens. Uma linha de produtos com o símbolo do arco-íris será lançado pela F1 e as equipes, com a intenção de arrecadar fundos para entidades. Ao mesmo tempo, a iniciativa é parte do comprometimento da F1 com a diversidade, que foi divulgado no último ano, junto com o programa de sustentabilidade da categoria, que pretende zerar as emissões de carbono da categoria até 2030.

A iniciativa também irá apoiar o movimento #PurposeDriven (Guiado por um propósito) lançado pela FIA semana passada.

Photo by: Liberty Media

Comunicado da F1

“O mundo se juntou na luta contra a Covid-19. E isso trouxe o melhor da natureza humana. Nas últimas semanas, pessoas de todas as áreas se uniram para condenar o racismo e a desigualdade, algo que não tem espaço em nosso mundo moderno. Nós acreditamos que, como o primeiro esporte internacional a retomar suas atividades, acreditamos que podemos fazer a diferença e usar nossa voz para abordar esses assuntos vitais. Como membros da família global do automobilismo da FIA, reconhecemos seu Estatuto de Princípios Fundamentais, incluindo a luta contra qualquer forma de discriminação”.

“Essa iniciativa será a plataforma para as prioridades ditas acima, e tem como objetivo atacar os maiores problemas que nosso esporte e as comunidades ao redor do mundo enfrentam. Isso não será algo de uma semana ou um ano que desaparecerá a partir do momento que o assunto sumir das manchetes. Será uma base da estratégia da F1 em busca de fazer a diferença em nosso esporte e sociedade”.

Segundo a categoria máxima do automobilismo, o arco-íris foi escolhido por ter se tornado um símbolo usado internacionalmente na crise para unir as comunidades. 

O CEO da F1, Chase Carey, destacou a importância da iniciativa na categoria.

“Nossa primeira corrida, na Áustria, no início de julho, é um grande momento para nosso esporte, depois de quase quatro meses sem atividades”, disse. “E enquanto esse é um grande momento para a comunidade da F1, é também um momento de reconhecer os problemas que são maiores que qualquer esporte ou país”.

“A iniciativa #CorremosComoUmSó que lançamos hoje em apoio ao movimento #GuiadoPorUmPropósito, lançado pela FIA na semana passada, é a nossa maneira de dizer obrigado à coragem e unidade de todos ao redor do mundo durante esse período”.

“Será também uma plataforma para a F1 se unir e atingir resultados contra os problemas mais importantes que temos como esporte e como mundo. É por isso que na nossa primeira corrida, a F1 se unirá para mandar uma mensagem clara que o racismo precisa acabar”.

“Nós vamos mostrar todo nosso apoio na luta contra a desigualdade através do final de semana, criando nossos próprios esforços para tornar a F1 mais diversa e inclusiva”.

“Como um esporte global, precisamos representar a diversidade e as preocupações sociais de nossos fãs, mas também precisamos ouvir mais e entender o que precisa ser feito”.

O presidente da FIA, Jean Todt, disse que ele dá as boas vindas à nova iniciativa da F1 e reconheceu seu lugar como parte do programa da Federação.

“Com a F1, nós já estamos comprometidos há muitos anos a ajudar na proteção do meio ambiente com, por exemplo, a adoção de motores híbridos e a assinatura do documento das Nações Unidas do Esporte pela Ação Climática”, disse.

“A FIA é guiada pelo Estatuto de Princípios Fundamentais, incluindo a luta contra qualquer forma de discriminação, de etnia, gênero, religião ou status social. Nós precisamos promover a diversidade no automobilismo”. 

Publicidade:

Deixe uma Resposta