Verstappen derrota chuva e rivais e conquista pole no Canadá; Alonso larga em 2º

A Fórmula 1realizou neste sábado (18) o treino classificatório para o GP do Canadá, nona etapa do campeonato de 2022.

A pole position ficou com Max Verstappen, que marcou o tempo de 1min21s299 durante o Q3. Ao seu lado, ele terá Fernando Alonso, ficando a 0s645 do tempo do líder.

Carlos Sainz e Lewis Hamilton formarão a segunda fila. A sessão foi marcada pela chuva que parou durante o treino e a pista secando gradativamente.

Q1

O treino começou com a pista molhada e a chuva fraca. Mesmo assim, todos que entraram no Q1 optaram por pneus para chuva pesada. Russell começou na frente, com 1min36s688, seguido de Alonso, que foi o melhor no TL3.

Logo, a marca do piloto da Mercedes foi constantemente baixado, primeiro por Verstappen e depois por Sainz, para voltar a Russell, com 1min34s989.

O ‘revezamento’ de líderes continuou, com Magnussen pulando à frente, depois Bottas, Russell, Verstappen, Alonso e Sainz, que tinha 1min32s781, com 5 minutos para o final.

O holandês da Red Bull marcou o melhor tempo 1min32s219 e assumiu a ponta nos minutos finais.

Os eliminados foram: Gasly, Vettel, Stroll, Latifi e Tsunoda.

 

Q2

Sete dos 15 pilotos que começaram o Q2 com pneus intermediários, sendo que Leclerc sequer retornou à pista, já que largará na última fila. Com pneus faixa verde, Alonso saiu na frente, com 1min30s910, dando a dica aos outros competidores sobre a melhor opção de borracha.

Faltando 10 minutos, Albon saiu da pista na curva 6 e Pérez bateu na barreira da curva 3, trazendo a bandeira vermelha. Ambos estavam com intermediários. O reinício aconteceu quando restavam nove minutos.

No retorno, todos voltaram com pneus intermediários, já que a chuva havia parado, mas a pista continuava molhada.

Verstappen assumiu a primeira posição, baixando seus tempos consistentemente, mas Alonso ficar à frente no minuto final com 1min24s848. O holandês não deixou barato e fez 1min23s746.

Os eliminados foram: Bottas, Albon, Pérez, Norris e Leclerc.

 

Q3

Apesar de a pista criar trilhos secos, todos recomeçaram o treino com pneus intermediários. Verstappen começou na frente, com 1min22s701. Sainz começou o Q3 na segunda posição.

Com menos de 5 minutos, a Mercedes optou colocar pneus slicks para Russell, que logo depois de ir para a pista, acabou rodando.

Verstappen baixou ainda mais a sua marca com 1min21s620. Hamilton se colocou na segunda posição, a 1.2s do holandês. com cronômetro zerado o atual campeão mundial cravou 1min21s299. Alonso ainda conseguiu a P2, a 0s645. Sainz e Hamilton formarão a segunda fila.

A largada para o GP do Canadá acontece neste domingo, às 15h, horário de Brasília.

 

Grid de largada

 

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta