Verstappen derrota Ferrari e conquista pole para corrida Sprint na Áustria

A Fórmula 1 realizou nesta sexta-feira (08) o treino de classificação para a corrida Sprint do GP da Áustria. A pole ficou com Max Verstappen, que cravou 1min04s984, superando Charles Leclerc e Carlos Sainz.

A sessão foi marcada pelos acidentes de Lewis Hamilton e George Russell, que não sofreram nada, mas danificaram bem seus carros. O mais jovem largará em quinto e o heptacampeão em 10º.

O Treino
Q1

Leclerc saiu na frente logo nos primeiros minutos, com 1min06s762. Sainz o acompanhava, mas teve a volta eliminada por exceder os limites de pista. Nos minutos seguintes, um pequeno revezamento na ponta aconteceu, com Alonso, Magnussen e Schumacher, antes que Leclerc voltasse ao primeiro posto.

Verstappen até fez o melhor tempo da sessão, mas o giro foi excluído por exceder o limite da pista.

O ‘rodízio’ continuou, com Pérez, Alonso e Hamilton experimentando a P1. O atual campeão da F1 conseguiu fazer uma volta dentro da pista, chegou a liderar, mas a dupla da Ferrari mostrava que não estavam de brincadeira, com Leclerc e Sainz, nesta ordem, comandando a parte final do Q1.O  monegasco fez 1min05s419, que acabou sendo o mais rápido desta parte do treino.

Foram eliminados: Ricciardo, Stroll, Zhou, Latifi e Vettel.

Q2

O Q2 começou com todos os principais nomes indo para a pista logo de início. Hamilton marcou 1min05s538, liderando nos primeiros minutos e melhorando para 1min05475. Verstappen, Russell, Leclerc e Sainz completavam o top 5.

Mais tarde, Leclerc voltou a comandar, com 1min05287, a melhor marca do fim de semana até então.

Quem estava com dificuldades de fazer uma volta rápida, ultrapassando limites de pista ou com alguns erros, era Lando Norris. O inglês acabou terminando em 15º. Foram eliminados, além do piloto da McLaren, Gasly, Albon, Bottas e Tsunoda. 

Uma investigação após o treino definiria o destino de Pérez, que teria ultrapassado os limites de pista em sua última tentativa.

Q3

Novamente os pilotos não perderam tempo e foram para a pista logo no começo. Verstappen fez 1min05s092 e liderou a primeira rodada, com a dupla da Ferrari logo atrás.

Faltando pouco mais de cinco minutos, Hamilton saiu na curva 7 e bateu nos pneus, após passar pela brita. A bandeira vermelha foi acionada.

O reinício foi autorizado com 5min29s para o término da sessão. Ao contrário do que vinha acontecendo, a maioria esperou um pouco para entrar na pista.

Russell foi um dos primeiros, mas logo foi o responsável pela segunda bandeira vermelha do treino,  ao rodar e bater nas barreiras da curva 10. 

O reinício ocorreu faltando pouco mais de dois minutos, o que significava que os pilotos teriam apenas uma tentativa de mudar algo.

Leclerc e Sainz superaram o holandês, mas Verstappen cravou 1min04s984, conquistando sua 16ª pole da carreira.

Neste sábado, a corrida Sprint acontece às 11h30 (horário de Brasília).

Grid de largada em instantes…

 

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta