Ferrari pode abandonar desenvolvimento de carro de 2020 cedo se diferença de performance for grande

Ferrari pode abandonar desenvolvimento de carro de 2020 cedo se diferença de performance for grande

A pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona deixou um gosto amargo na Ferrari. Liderando apenas um dos seis dias de testes e com os melhores tempos a pelo menos meio segundo da volta de Bottas, Mattia Binotto, chefe da equipe, chegou inclusive a afirmar que o carro da equipe italiana estava mais lento que os de seus concorrentes.

Para reduzir essa diferença, a Ferrari admitiu que está tendo que trabalhar na performance do motor e no pacote aerodinâmico, para introduzi-lo o mais rápido possível.

Esse esforço extra para recuperar terreno perdido vem em um momento complicado para todas as equipes, que tem que dividir suas atenções entre uma temporada de 2020 que ainda nem começou e no desenvolvimento do carro de 2021. Para Binotto, o foco no momento está em 2020, mas deu a entender que a equipe pode desistir do desenvolvimento do carro desse ano se a situação não melhorar após algumas provas.

“O quanto o desenvolvimento de 2021 pode afetar o projeto de 2021? Isso é certamente uma boa pergunta”, disse ele. “Acho que precisamos encontrar um balanço. Acho que ainda estamos muito no início do ano, então ainda não podemos comprometer a temporada inteira”.

“Então, no início da temporada, podemos continuar focados em 2020 o máximo possível, porque é o momento para nós entendermos o carro e suas fraquezas. E, com sorte, são coisas que podem ser solucionadas o mais rápido possível”.

“Se, depois de algumas corridas, eu ver que a distância ainda é muito grande, então talvez teremos que fazer alguns ajustes no foco. Mas ainda é o começo. Foram apenas alguns dias de testes. Acho que há coisas que podemos resolver no carro, com sorte, logo. Então, no momento, nosso planejamento de 2020/2021 continua como está”.

A Mercedes, principal rival da Ferrari, acredita que as equipes precisam ser cautelosas e não mudar seu foco para 2021 tarde demais, porque isso pode resultar em uma péssima performance no próximo ano.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: “Há uma mudança enorme de regulamento para 2021, então balancear os recursos será crucial em termos de performance no carro de 2021. Obviamente, o aprendizado e desenvolvimento e muito maior no início. Então se você erra o momento e entra com meses de atraso, pode estar meio segundo atrás. Para nós, é um desafio que nós abraçamos no passado, nas últimas duas mudanças, e nós amamos essa”.

O time de Maranello mudou o conceito de seu carro para 2020, buscando mais equilíbrio entre curvas e retas, mas o efeito não foi positivo.

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta