Organizador do GP da Holanda admite não fazer a prova em 2020

F1: Organizador do GP da Holanda admite não fazer a prova em 2020

O organizador do GP da Holanda de Fórmula 1, Jan Lammers, admitiu que a volta da categoria ao renovado circuito de Zandvoort pode ter que ser cancelada em 2020 devido à atual pandemia de coronavírus.

Na quinta-feira, a F1 anunciou que os eventos de Holanda e Espanha foram adiados devido ao surto de coronavírus. No caso do GP de Mônaco, já houve a oficialização do cancelamento da prova neste ano.

Já Zandvoort permanece na lista de corridas que a F1 está tentando remarcar com urgência, e agosto foi apontado como uma possível data alternativa agora que a mudança das férias abriu mais possibilidades no meio do ano.

A corrida está com ingressos esgotados há muito tempo e, dada a enorme despesa envolvida na reconstrução do circuito à beira-mar, há claramente alguma pressão para fazê-la ‘funcionar’ já neste ano.

Lammers, porém, reconheceu que ela pode ter de ser cancelada. “Aceitamos o fato de que essa pode ser uma das consequências”, disse ele. “Há países em que o vírus nem sequer entrou. Onde estamos no gráfico?”.

“Na China, ele está voltando ao controle, mas em que estágio estamos no momento? É algo que gostaríamos de pensar que estamos no controle, mas não estamos, é o vírus que tem todos nós em suas mãos”, ponderou.

“É claro que nos sentimos mal pelo fã, mas ao mesmo tempo o fã vive no mesmo mundo que nós. É o vírus que tem todos nós no controle, por isso não somos responsáveis ​​por nada no momento. É o vírus que nos guia em todos os tipos de direções”.

“Há muito mais coisas acontecendo no mundo no momento, então seria completamente errado ter um GP em 3 de maio. Mesmo se pudermos fazer isso ainda esse ano, você deve se perguntar se é algo que deseja fazer”.

Questionado sobre a perspectiva de uma data de agosto, Lammers respondeu: “Estaríamos na lua se em julho pudermos dizer que o país e o mundo estão livres do vírus, mas quão realista é essa estimativa?”.

“No momento, precisamos apenas estar prontos para todos os tipos de cenários, e mesmo como fã, é melhor você se perguntar se adiar por um ano não seria melhor. Todos os cenários são possíveis”, ponderou.

“Se agosto for algo em que você se concentre, pode ser uma questão de tempo até que você precise cancelá-lo. Está tudo acontecendo no mundo em que todos vivemos. Há um funeral a cada meia hora…”, lamentou o dirigente.

“Pessoas saudáveis ​​em um dia estão na próxima semana lutando por suas vidas. Se isso não aconteceu em seu próprio círculo, você deve considerar-se com sorte”, completou o reflexivo Lammers.

Fonte Motorsport

Patrocinador:

Deixe uma Resposta