Pilotos 2019: conheça a trajetória de Lance Stroll

Lance Stroll é um piloto canadense, nascido em Montreal, em 29 de outubro de 1998. Atualmente é piloto da Racing Point.

Stroll é filho do empresário bilionário canadense Lawrence Stroll, proprietário do Circuit Mont-Tremblant, e da estilista belga Claire-Anne Callens. Possui também cidadania belga. Fez parte do programa de pilotos da academia da Ferrari entre 2010 e 2015.

Kart

Como muitos pilotos de corrida, o canadense começou sua carreira no automobilismo no kart, aos 10 anos de idade. Ele conseguiu inúmeras vitórias em corridas e campeonatos em sua terra natal e na América do Norte, e em 2008, seu primeiro ano de kart, ganhou o prêmio de melhor rookie of the year da Federação de Esportes do Quebec em 2009.

F4 Italiana

Foi campeão italiano de F4 em 2014, pilotando o carro da equipe Prema, com 5 pole-positions, 7 vitórias, 13 pódios e 11 voltas mais rápidas em 18 provas.

Fórmula 3

Lance Stroll, Prema-2015

No início de 2015, Stroll venceu a Toyota Racing Series, da Nova Zelândia, registrando 10 pódios, sendo quatro vitórias, em 16 corridas. No mesmo ano, também disputou a FIA Euro F3 Series com a equipe italiana Prema, de propriedade de seu pai Lawrence Stroll, ganhando uma corrida e alcançando 17 top-6 em 33 corridas.

Stroll fazia parte da Academia de Pilotos da Ferrari e é o segundo piloto mais jovem a ser contratado pela equipe de Fórmula 1. Em 11 de novembro de 2015, foi anunciado que Stroll deixaria a Ferrari para servir como piloto de testes da Williams.

Stroll permaneceu com o Prema Powerteam, pelo terceiro ano consecutivo, para disputar a F3 Euro pelo segundo ano consecutivo. Ele começou 2016 terminando em 5º nas 24 Horas de Daytona em um Ford Chip Ganassi Racing.

Na F3 Euro, Stroll faturou 11 vitórias e conquistou o título na segunda corrida em Ímola, com mais de 100 pontos à frente de seu principal rival, Maximilian Günther.

Fórmula 1

Williams (2017–2018)

Temporada de 2017

Lance Stroll, Williams-2017

Em 3 de novembro de 2016, a Williams Martini Racing anunciou que Stroll iria ser um de seus pilotos titulares em 2017, substituindo Felipe Massa, que virou seu companheiro, devido à aposentadoria surpreendente do recém coroado campeão Nico Rosberg e a contratação de Valtteri Bottas para o seu lugar, fazendo a Williams chamar Massa de volta da aposentadoria. Ele se tornou o primeiro piloto de Fórmula 1 do Canadá desde Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, que coincidentemente também iniciou sua carreira na Williams. Depois de três abandonos, a primeira corrida de Stroll que recebeu a bandeirada foi na Rússia, onde terminou em décimo primeiro, apesar de ter rodado na primeira volta. No Grande Prêmio da Espanha, Stroll terminou em décimo sexto e último de todos os pilotos para terminar a corrida. Stroll marcou seus primeiros pontos em seu Grande Prêmio natal, em Montreal, terminando em 9º lugar.

Stroll conquistou seu primeiro pódio ao terminar em terceiro no agitado Grande Prêmio do Azerbaijão de 2017, tornando-se o mais jovem piloto novato a subir em um pódio de Fórmula 1, com 18 anos e 239 dias. Além disso, Stroll ganhou mais posições na volta de abertura do que qualquer um dos seus rivais nesta temporada.

No dia 2 de setembro de 2017, o Stroll registrou o quarto melhor tempo durante uma sessão molhada de classificação para o Grande Prêmio da Itália. Devido a ambos os pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen (respectivamente, 3º e 2º), que levaram punições, Stroll foi promovido ao 2º lugar no grid de largada, fazendo dele o mais jovem piloto de Fórmula 1 a começar na primeira fila da corrida, aos 18 anos e 310 dias. Terminou em 7º na corrida.

Temporada de 2018

Lance Stroll, Williams-2018

2018 teve um começo difícil, com vários incidentes e erros nas primeiras corridas. Apesar de um 8º lugar no Azerbaijão, Stroll marcou o seu próximo ponto somente em Monza, não tendo conseguido marcar na sua corrida em casa no Canadá, quando bateu com Brendon Hartley.

Racing Point (2019–)

2019

Lance Stroll, Racing Point-2019

Em 30 de novembro de 2018, a Racing Point (anteriormente conhecida como Force India) anunciou que Stroll iria ser seu piloto em 2019, substituindo Esteban Ocon, depois que o pai de Stroll comprou a equipe após ela entrar em pedido de recuperação judicial.

Deixe uma Resposta