Pilotos: Clay Regazzoni – “Grandes Mestres”

O Inicio

Pilotos: Clay Regazzoni – “Grandes Mestres”

Em síntese há pilotos que, mesmo não sendo campeões, ficam marcados e mesmo anos após sua retirada das pistas ainda são lembrados . Por exemplo , o carismático Clay Regazzoni , que ainda tem  seus admiradores , apesar de não ter o mesmo status de Peterson e Gilles . Nascido Gianclaudio Giuseppe Regazzoni em Mendrisio , na Suíça , em 5 de setembro de 1939 . Assim aos  24 anos teve que sair de lá , por que após o terrível acidente  nas 24 horas de Le Mans , onde Pierre Lavegh e mais 80 pessoas perderam a vida em um gravíssimo acidente o pais proibiu corridas de automóvel em seu território .

O início de carreira na Itália, pois a Suíça proibiu corridas de automóvel em seu território .  Com Silvio Moser.

Sendo assim a solução é ir para um lugar  aonde haja corridas , ou seja para a  Itália .Todavia  Clay Regazzoni chega lá em 1963  Inicialmente  corre com um Austin em provas de turismo . Participa de três provas e obtêm dois pódios como resultados . Neste meio tempo , em 1964 usa um Mini Cooper . Posteriormente em 65  Clay Regazzoni inicia em monopostos , mais precisamente na F 3 pela Brabham . Logo depois com De Tomaso e por ultimo um Tecno . Logo depois em 1968 ,  no Gp de Mônaco de  F3 ,  sofre um acidente que por sorte não foi  fatal . Afinal quase foi degolado pelo guard rail .

Clay Regazzoni passando por baixo do guard rail em Mônaco na F3 em 1968 .

Contra tudo , contra todos

Assim no mesmo ano ele vai para a F2 . Em suma Clay Regazzoni teria a sorte de seu lado em outras oportunidades . Acima de tudo sua forma de pilotar  geraria polemicas por nem sempre ser limpa . Dessa forma frequentemente há reclamações sobre disputa de posição . Na F2 ele é acusado de jogar Chris Lambert para fora da pista e ele vir a colidir com uma ponte , vindo a falecer . Clay é duro em suas disputas . Se for preciso frear mais tarde para defender sua posição ou ultrapassar ele vai fazer isto . Ele é um piloto arrojado.

Portanto na sua carreira sempre se deixou evidente essa sua característica como um dificultador a mais em uma disputa de posição com Clay Regazzoni . O que podemos dizer é que ele força muito para disputar uma posição . Enfim em 69 sua temporada na F2 não é um sucesso . Por fim em 70 ele vem de forma avassaladora . Como resultado , além de vencer  o campeonato de F2 com 4 vitorias em Hockenheim , Rouen ,  Enna-Pergusa e Imola desembarca na F1 com a Ferrari . Dessa forma sua estreia se dá na Holanda e em Monza já conquista sua primeira vitoria .

Depois de vencer na  F2 Clay Regazzoni estreia na F1 pela Ferrari em 1970. Terceiro no campeonato .

Enfim, um terceiro lugar na temporada de 70 é um bom resultado . Acima de tudo considerando que Clay Regazzoni  só participou de 8 provas .  Assim em 1971, junto com Ickx, são batidos pela Tyrrel e as vezes até o March de Peterson se apresentava melhor . Como resultado terceiro na Africa do Sul,Holanda e Alemanha são seus melhores resultados. Por fim  Clay Regazzoni também participa do Mundial de Marcas pela Ferrari.

Cena comum na época . Pilotos de F1 correndo em outras categorias. Aqui no Mundial de Marcas com a Ferrari.

Altos e Baixos 

Definitivamente a suavidade no trato do carro não é uma característica marcante de Clay Regazzoni. Logo isso fica claro ao compararmos  seus resultados com os de Emerson que usava os mesmos pneus Firestone . Como resultado,Clay Regazzoni foi apenas duas vezes ao pódio . Uma na Espanha , outra em Nurburgring ,onde fez uma polemica dobradinha com Ickx , que deixou Stewart irritado pelo uso extremo da agressividade  por Clay Regazzoni .

Para 73 o que tem é a BRM , para aonde Clay Regazzoni vai ,  por que vão pagar mais . Fica clara a sua  decadência . Apesar disso Clay Regazzoni surpreende e faz a pole na Argentina , depois disso só um sexto é o que pode ser chamado de bom resultado .  Definitivamente nasce de novo na Africa do Sul ao bater em Mike Hailwood e seu carro pegar fogo . Inalou gases tóxicos e ficou desacordado . Mike heroicamente .o salvou . Terminar vivo a temporada pode ser considerado um resultado positivo .

Atraído por um melhor salário, tudo que Clay Regazzoni constatou foi  a decadência da BRM em 73. 

O bom filho a casa retorna

Pilotos Clay Regazzoni Grandes Mestres

Clay Regazzoni está de volta a Ferrari em 74 e traz com ele um jovem promissor chamado Nikki Lauda . A Ferrari estava reformulada por Montezemolo e queria voltar a seus melhores dias na F1 . Como prova de sua dedicação exclusiva a esse objetivo encerrou sua participação no Mundial de Marcas.

Parece que a hora de Clay Regazzoni inserir seu nome entre os campeões chegou . A Ferrari 312 B3 evoluiu muito desde o ano anterior e e proporciona excelentes resultados a seus dois pilotos . Clay Regazzoni marca pontos em onze das quinze etapas . Assume a liderança do campeonato com autoridade após vencer na Alemanha .Clay Regazzoni lidera o campeonato , seguido de Schekter , Lauda e Emerson . Jody e Nikki tem problemas e saem da disputa . Emerson tem mais sorte com seu M23 e encosta no líder .

Em 74 disputando O Mundial com Emerson

E os dois vão decidir em Watkins Glenn . Emerson larga e consegue escapar de ser jogado para fora da pista por Clay Regazzoni . Emerson consegue superar Clay  Regazzoni e marcha para uma corrida consistente . Chega em quarto , obtêm os pontos que precisa e se sagra campeão . Clay Regazzoni tem problemas e chega apenas em 11º

Há um outro rei

Em 1975 Lauda executa com perfeição o que se espera dele e se sagra campeão por antecipação . Vence cinco corridas e Clay Regazzoni apenas uma . Para 76 uma vitoria e metade dos pontos de Lauda . O suíço não segue na equipe . Vai para a Ensign, pilotar os carros projetados por Dave Baldwin. Marcou 5 pontos .

 

Após 76 ele não permanece na Ferrari. As negociações com Brabham não deram certo. Vai de Ensign. 

Merece destaque sua tentativa mal sucedida de participar de uma 500 milhas de Indianópolis . Largou em 29º e deu 25 voltas antes de abandonar .

Nada está tão ruim que não possa piorar . Ir para a Shadow deixa isso bem claro . Conseguiu um quinto lugar com o modelo anterior . Porém  ficou de fora em 5 das de dezesseis provas do ano .Tinha que procurar coisa melhor .

Pilotos Clay Regazzoni Grandes Mestres.

A Shadow se tornou muito problemática . Falhou em cinco das dezesseis provas.

E Clay Regazzoni , desacreditado encontra a Williams . E quando o FW 07 estreou fez bonito . Em Mônaco largou em 16º e chegou atras de Scheckter , em segundo , bem próximo . E alem disso foi o primeiro vencedor pelo time após triunfar em Silverstone em 79 .  Termina e temporada com mais três pódios e a quinta posição no campeonato .

Na Williams Clay se reencontra com a vitória. Primeiro vencedor com a Williams na F1. 

Apesar disso Frank  não renovou o contrato com Clay Regazzoni .  Talvez não quisesse pagar para ver ou acreditava que o seu tempo já tinha passado . Ele já tinha 40 anos . A solução foi voltar a Ensign .  E a equipe vem evoluindo com o passar da temporada .

Clay Regazzoni -Apagam se as luzes.

Em Long Beach vinha em quarto lugar atras de Emerson , após largar em 23º . O freio dá problemas e ele bate a mais de 250 por hora no Brabham de Ricardo Zunino , parada em uma área de escape . As consequências para Clay são terríveis. Ele fica paralitico da cintura para baixo . Apesar disso as sequelas do acidente não o detêm . Passou a ser um ativista pela segurança nos autódromos alem de comentarista . Participou do Paris Dakar e de outras competições com carros adaptados .

Na volta a Ensign, o final forçado da carreira devido a um gravíssimo acidente.

Dia 15 de dezembro de 2006 ,  aos 67 anos ,  Clay Regazzoni trafegava por uma via nos arredores de Parma . Sem um motivo aparente ele bate a 100 km por hora atrás de um caminhão . A historia de um cara que por vezes desafiou os perigos das pistas e se saiu bem deles chegava ao seu final . E aqui se encerra o primeiro post da série Pilotos Clay Regazzoni Grandes Mestres . Espero que tenham  gostado .

2 Respostas

    1. Claudio Antonio Silva

      Olá Mauricio , tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.Fico muito contente em saber que gostou do post.
      Nossa intenção é esta mesmo. Tentar levar detalhes pouco conhecidos dos pilotos e difundir informação.
      Fique ligado que esta série vai falar sobre muita gente boa . Um abraço!!

Deixe uma Resposta