Pilotos- François Cevert – Grandes Mestres

Um inicio promissor na base , apoio e ganhar experiencia foram fundamentais para chamar atenção de outras categorias

Pilotos- François Cevert – Grandes Mestres . Albert François Cevert Goldenberg sem dúvida  possui uma história curta , mas repleta de detalhes intrigantes . Sem dúvida  foi um dos primeiros  pilotos midiáticos , em uma época  em que a F1 não atraia o centro das atenções . Seu estilo de galã ,  seu envolvimento com a atriz Brigitte Bardot deram um certo destaque a uma F1 que naquela época não passava de um esporte para endinheirados .

Pilotos- François Cevert – Grandes Mestres

Nascendo em um período conturbado

Nascido em Vaudelnay,  França  em 25 de fevereiro de 1944 , não era uma época fácil  ,ainda mais para um filho de um joalheiro Judeu. Mas aí se usou o nome de solteira de sua mãe. Sendo assim Cevert e sua família conseguem passar  por este período tenso da história da Humanidade. A Segunda Guerra Mundial .

Inicialmente  tinha uma inclinação pelas artes , mas o esporte a motor o fascinava, passou das motos para o automobilismo que era um hobby , e passa a ser um objetivo

Passou a ser encarado de forma mais séria quando  , em 1966 ele  ganhou o  “Volante Shell”. Com um Alpine F3 . Depois disso  fez uma temporada ruim em 1967. A inexperiência e a falta de dinheiro cobrava sua conta. Graças a patrocinadores e outros apoios conseguiu um esquema competitivo para 1968. E foi campeão de F3 com a Tecno.

Pilotos- François Cevert – Grandes Mestres

Derrotando o Mestre-Pilotos-  Francois Cevert – Grandes Mestres

Contudo para 1969 François Cevert segue para a F2 . A categoria era um excelente treinamento para pilotos que almejam chegar ao topo da F1 , pois vários que já estavam na categoria máxima do automobilismo  participavam dela quando suas agendas permitiam.

A F2 era na época uma excelente vitrine. E Cevert não perdeu a chance e impressionou Jackie Stewart. Valeu uma recomendação a Tyrrel

Era uma excelente vitrine e um excelente teste.

E Cevert não desperdiçou esta chance. François Cévert estava em terceiro no campeonato.

Em Cristal Palace François deu trabalho a Jackie  e isto ficou em sua mente. Quando teve oportunidade falou a Ken Tyrrel sobre o francês e recomendou que  ficasse de olho nele.

Com a retirada de Gavin das pistas , a oportunidade surge a Cevert.

Contudo em 1970 Johnny Servoz Gavin resolver abandonar a F1. Ken não se esqueceu da recomendação de  Ken e  trouxe Cevert para sua equipe. No início tinha a impressão que  havia um cuidado  de Jackie em preparar o jovem piloto. Com o passar do tempo a diferença entre os dois foi se estreitando e  seu primeiro ponto veio em Monza no mesmo ano com um sexto lugar.Pilotos- François Cevert – Grandes Mestres

O discípulo se mostra pronto- Pilotos- François Cevert- Grandes Mestres

E em 1971 Cevert conquista sua unica vitoria na F1 . Para 72 as expectativas não se confirmaram.

Contudo o ano de 1971 se mostra uma ano de evolução para a Tyrrel. Saem os March e entram carros de fabricação própria . Cevert mais ambientado mostra seus resultados . Segundo na  França e Alemanha atrás apenas de Stewart.Em Watkins Glen ele finalmente obtém sua primeira vitória .

Para 1972 nada de bom ocorre. A Tyrrell , não estava em seus melhores dias  e Cevert pontua apenas com um segundo lugar na Bélgica e EUA e um quarto Lugar na França. 

Não se passou o bastão

Em 73 a Tyrrel volta ao topo e mostra Cevert pronto para ser líder . Mas o final não foi bem assim.

Dessa forma, para 1973 as expectativas são excelentes. A Tyrrel volta ao topo da F1. Stewart conclui que seu trabalho de fazer um sucessor na equipe está completo e resolve se aposentar . A Marca de 100 GPS disputados era perfeita para isso. A partir de 1974  François Cevert seria o líder da equipe. Dessa forma ele mostra que aprendeu direitinho a lição. Terminou seis vezes em segundo lugar .

Contudo, já desenvolvia as qualidades  que Jackie julgava ser essenciais para atingir o topo na F1.  Portanto o título do escocês  já está garantido. Dessa forma Watkins Glen tem todos os ingredientes  para se transformar em uma festa, mas infelizmente não é isso que ocorre. Cevert estava em uma disputa pela pole com Peterson, seu carro escorrega um pouco além do recomendado da sequência esquerda direita chamada The Esses e ele bate violentamente na defensa e morre instantaneamente devido ao graves ferimentos . Há quarenta e sete anos, no dia 6 de outubro de 1973. 

Há mais mistérios entre o céu e a Terra

 

 Entretanto um fato interessante sobre a vida de François foi  revelado no livro Contrato com a Morte, onde Anne Van Malderen,  namorada de Cevert conta o que houve após visitar uma vidente. A vidente previu a vitória de Cevert no torneio Shell, sua ascensão no automobilismo, e que ele não chegaria aos 30 anos de idade. Cevert acabou indo lá e recebeu a mesma previsão. Tempos depois Anne resolveu ir novamente a vidente desta vez com uma foto de Cevert quando criança para a senhora não o reconhece lo e a senhora respondeu que estava morto. 

Este é mais um capítulo da série  Pilotos – François Cevert- Grandes Mestres. Espero que tenham gostado

 

Deixe uma Resposta