Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres
.
Buscando o seu lugar-Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres.
Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres.
Em mais um novo episódio da nossa série vamos falar de um piloto que acabou se tornando um mito. Seu Nome é Gilles Villeneuve.

Ao ingressar na escola de pilotagem de Jim Russel Gilles monta um bom esquema para participar da F Ford
Joseph Gilles Henri Villeneuve , nasceu em Saint-Jean-sur-Richelieu, uma pequena cidade próxima a Montreal. Filho de um afinador de pianos. Afinal Gilles sempre gostou de velocidade . Ele iniciou com provas de arrancada com um Mustang em 1967. Mas logo perdeu o interesse e ingressou na escola de JIm Russel para conseguir a licença para pilotar. Posteriormente a isso monta um esquema para a F Ford que nos dois anos em que disputou a categoria resultou em sete vitórias nas dez corridas em que participou. Isso foi em 1973.
Posteriormente foi para a F Atlantic , onde ficou por quatro anos. Venceu sua primeira corrida em Gimli , sobre forte chuva. Para 76 ele deixa o esquema próprio que possuía e se aproxima da March e esta parceria se torna imbatível lhe proporcionando não vencer apenas uma corrida da temporada de 1976 , ser campeão Americano e Canadense de F Atlantic e , ser campeão canadense de 1977.
Desenvolvendo um estilo
Gilles Villeneuve credita o seu sucesso a ter competido com Snowmobiles . Máquinas semelhantes a jet ski feitas para deslizar na neve . Com toda a certeza isto é um fato , pois as condições das corridas na neve se assemelham aos GP com chuvas , situações onde ele sempre se mostrou à vontade. Foi campeão de Snowboard.
Sem dúvidas o sucesso nesta modalidade foi o que lhe proporcionou suporte financeiro para sua incursão no automobilismo.

Com o apoio do fabricante de snowmobiles, uma temporada arrasadora na F Atlantic. Campeão Americano e Canadense e um show em Tróis Riveres
Uma única corrida bastou para que Gilles Villeneuve mostrasse a que veio. Foi o GP de Trois Rivieres de Formula Atlantic. Inegavelmente derrotou estrelas como Hunt e outros competidores de nivel. Isto foi o suficiente para a Mclaren lhe oferecer um contrato de 5 corridas em um terceiro carro da equipe. Sua estréia se deu no GP da Inglaterra de 77 com um Modelo M23 enquanto seus companheiros de equipe Hunt e Mass estavam com modelos M26 , mais novos .
Mesmo assim se classificou em 9º. Na corrida terminou em 11º e chegou a marcar a volta mais rápida da prova, mesmo tendo perdido duas voltas com problemas no carro. Seu desempenho rendeu vários elogios. Seu cartão de visitas havia sido apresentado. Mesmo assim não havia opções para Gilles em 1978. Teddy Mayer achou melhor investir em Tambay. Walter Wolff para quem Gilles Villeneuve já havia pilotado na CAN AM , relutava em lhe dar um lugar na equipe.
Causando boa impressão
Porém nos bastidores ele estava entre os pilotos que interessam a Ferrari e Don Enzo via naquele pequeno canadense detalhes que lhe faziam lembrar de Nuvolari e lhe oferece um teste . Apesar de erros e tempos lentos, a saída de Lauda , promove Gilles Villeneuve a tradicional equipe italiana.
Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres
Gilles estreia no Final da temporada de 1977 em casa No Gp do Canadá realizado em Mosport, passou por uma poça de óleo e saiu da prova. No Japão Gilles Villeneuve se envolve em um grave acidente no GP do Japão onde junto com Peterson se acaba voando sobre uma parte do circuito e mata alguns espectadores.
Definitivamente o Ano de 1978 é um ano para Gilles Villeneuve esquecer pois tem vários problemas. Coisas positivas a serem lembradas são o segundo lugar no Gp Dos EUA e da Itália e sua primeira vitória que foi no Canadá .
Para 79 boas perspectivas . Gilles Villeneuve recebe Jody Scheckter como companheiro de equipe.Liderou por um breve período após vencer os GPs dos EUA e da África do Sul.
Mas o ano vai ficar marcado mesmo é pelas exibições de arrojo. Como o Duelo com Arnoux no Gp da França ou seu passeio pela pista em tres rodas no Gp da Holanda . Além disso Jody ainda não sabe como Gilles conseguiu abrir algo entre 9 e 11 segundos dos outros pilotos do Grid.
Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres
Palavra empenhada-Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres

Gilles resolveu confiar no comendador e não entrou em uma briga com Scheckter pelo titulo de 1979 por que lhe foi prometido que no futuro trabalhariam por ele.
Gilles poderia ter sido campeão em 1979 se tivesse contrariado as ordens de equipe da Ferrari . Mas preferiu confiar em Don Enzo que disse para que ele não atacasse Scheckter pois a equipe trabalharia por ele no futuro.
Desistir jamais
Para 1981 o clima é de recomeço e uma atuação genial de Gilles entra para a história da f1 .Sua vitória na Espanha é tratada como fantástica por Harvey Postlethwaite como fantástica pelo fato do carro não possuir a mesma downforce de Williams e Brabham e o motor , apesar de ser potente tinha um atraso em relação a aceleração. Característica do turbo e mesmo assim Gilles Villeneuve venceu .Sua atuação em San Marino também é considerada épica . Outra corrida que entrou para história foi a do Canadá onde sua asa dianteira se danificou e ele seguiu em um GP na chuva e conquistou a terceira posição.
Fim de Jogo
Para 1982 Gilles segue confiante na equipe apesar de que Ron Dennis tenha lhe oferecido um contrato . Uma quebra no Gp do Brasil quando estava liderando e um terceiro lugar no GP dos EUA mantinham as esperanças. Mas o GP de San Marino acabou azedando o clima na equipe. Pironi acha que não havia uma determinação para manter posição e Gilles achando que foi traído. E Neste clima Gilles vai para Zolder , onde tenta de todas as formas sair em vantagem na briga interna contra Pironi , mas o carro de Jochen Mass está lento demais e o restante da história todo mundo conhece . Gilles Villeneuve , 6 vitorias, 2 poles e 8 voltas mais rápidas sofre um grave acidente e não resiste aos ferimentos . Deixa a vida para entrar para história
Este é mais um Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres. Espero que tenham gostado.
Pilotos – Gilles Villeneuve – Grandes Mestres