Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

 . Um Garoto Veloz-Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Vários títulos brasileiro e paulista.O talento foi abrindo as portas para Rubens em um esporte caro como o automobilismo Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Sem duvidas Rubens Barrichello, é   um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro. Tem uma história de muita luta  e com seu talento foi abrindo as portas até chegar ao objetivo maior de um piloto de corridas que é chegar a F1 .O filho  de Rubens  e de Dona Idely , em tese não teria como ter ido tão longe . Seu pai possuía uma loja de materiais de construção próxima ao autódromo e o automobilismo  era um esporte caro .

Rubens tomou gosto pelo kart , dado de presente pelo avô materno e levava jeito para a coisa. O cara tem uma carreira extremamente vitoriosa no Kart. Desde seu início em 81, aos 8 anos de idade. Ostenta o pentacampeonato brasileiro e paulista, foi campeão sul americano de kart de 86 e em 87 foi 9º no Mundial. Desta feita contou com apoio de Ayrton Senna.

Novos desafios

O inicio na F Ford foi com vitoria. Terceira colocação no campeonato.

Com um tantas conquistas no kart fica claro que é hora de  buscar o nível seguinte que é buscar experiencia com os acertos que um carro de fórmula requer. Naquele tempo tínhamos todos os principais níveis  de dificuldade para o jovem recém saído do kart em termos de carros de corrida. A F Ford e a F3. Cogitou se a F3000, mas acabou não vingando. Esta época talvez tenha sido a a que forneceu a melhor safra de pilotos.

E Rubens chega a F Ford em 1989 já vencendo na estreia. Termina em terceiro lugar  no campeonato.

Suas excelentes atuações  vão lhe abrindo portas em termos de apoio financeiro e por fim  ele percebe que é hora de partir para vôos mais altos.

Bye bye Brasil-Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

 E Rubens resolve competir no Europeu de F Opel,  equivalente a nossa Formula Chevrolet  em 1990.Seis vitorias , sete poles e sete voltas mais rápidas.

Rubens se deu extremamente bem em sua estreia na Europa. Campeão de F Opel.

Passagem arrasadora pela F3.

Para 1991 o desafio é correr na F3 e com a equipe West Surrey Racing e derrotando David Coulthard.Todavia ser campeão logo de cara em duas categorias  faz com que você ganhe tempo para enfrentar as etapas que surgem para chegar a F1 . Em 92 ele está na categoria que é a porta de entrada para a F1. A F3000. Sua equipe a  Il Barone Rampante não estava bem, durante o ano teve até que mudar o motor, mas mesmo assim Rubens consegue  terminar em terceiro no campeonato.

E o ultimo estagio antes da F1 concluído .Terceiro lugar no campeonato da F3000 92

Chegando no Olimpo-Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

E Rubens chega ao objetivo de todo o piloto. A F1 . E chega em uma equipe pequena mas com potencial suficiente para  ressaltar seu  talento.  A Jordan. Eles já haviam revelado Schumacher, logo tinham um caro simples mas muito eficiente  projetado por Gary Anderson.

Pela Jordan uma estreia honesta e o único a pontuar pela equipe em 93.

Em seu primeiro ano  devido a quebras consegue pontuar apenas no Japão com um 5º lugar ele termina a temporada de 1993 na 18ª posição, andou sistematicamente melhor que seus companheiros de equipe que eram mais experientes Ivan Capelli e Thierry Boutsen.  Merece destaque sua corrida em Donington onde largou em 12º esteve em terceiro antes de abandonar por um problema de bomba de combustível.

Mostrando talento

Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Em 1994 começa de uma forma muito positiva. Um quarto lugar no brasil ,pódio em terceiro em Aida. Tudo indicava que mais um brasileiro havia chegado para ser campeão.Mas aí veio Imola.

Sem dúvida substituir um mito pesou muito para o jovem Rubens Barrichello.

Uma sequência de acontecimentos infelizes , um final de semana traumático e um mito da F1 havia partido, isso sem contar o grave acidente que sofreu . E uma busca frenética por um substituto. Como se fosse fácil substituir  um cara fora de série como foi o piloto Ayrton Senna.

No lugar do Rei-Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

E no Brasil que não gosta de esporte , gosta sim sim de ver brasileiro vencendo, a  missão era  fazer com que Rubens Barrichello se transformasse no novo Ayrton . Negociações sendo feitas, boatos rolando a solta  e   o jovem Rubens seguindo com a sua vida , apesar de ter ficado claro que a perda de Ayrton  deve ter causado seus efeitos.

Em 95 se achou que o motor Peugeot faria a Jordan dar um salto de qualidade . Não foi o que aconteceu

Rubens poderia ter rendido melhor se entendessem que  ele era Rubens Gonçalves Barrichello e não Rubens Senna da Silva. Negociações são feitas , muitos boatos ligando seu nome a equipes grandes . Chegou se a ventilar uma ida sua a Williams, mas que foi vetada por Frank, talvez pensando no que a pressão por resultados  poderia pôr a carreira de um jovem piloto a perder.

Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Terminou a temporada de 1994 em sexto lugar com 19 pontos . Nada mal considerando  o equipamento que tinha e  as circunstâncias do ano. Merece destaque sua pole na Bélgica.

Sonhando com o impossível

Para o ano seguinte grandes esperanças estavam sendo depositadas  A Peugeot forneceria motores a Jordan. Quem acompanhava de fato a F1  sabia que não havia motivo para fogos por que  foi um motor rejeitado pela Mclaren.  Várias quebras aconteceram neste ano e no mínimo sete pontos foram perdidos . Mas  merece destaque  o seu 2º lugar em Montreal. Terminou o campeonato  em 11º um ponto a frente de seu companheiro de equipe.

A chegada da B&H não impediu os atritos entre Rubens e Eddie Jordan e para ajudar ele acabou virando motivo de desdem no Brasil

Para 96  com a chegada da Benson & Hedges havia a esperança de que finalmente a Jordan daria um salto de qualidade mas não foi o que se viu . Houve uma queda de rendimento do time ,a paciência de uma parte da torcida  se acabou, os programas humorísticos ajudaram a dar uma imagem negativa e a carreira de Rubens  esteve em xeque.  Posteriormente seu nome foi vinculado a times grandes como a Benetton ,mas  em determinado ponto da temporada a impressão que tinha era a de que não haveria um lugar para ele em 1997 na F1.

Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Seu currículo vale ouro

Paul Stewart e Jackie  foram adversários de Rubens  na F3. E isso foi o principal motivo que os levou a contratá lo para sua equipe e  lhe dar uma chance de sobrevida na F1 . No inicio o carro teve muitos problemas  de confiabilidade . Rubens somente conseguiu concluir três provas , com destaque para o segundo lugar no GP de Mônaco de 1997.

Paul Stewart e Jackie confiaram no talento de Rubens para levar sua equipe.

Para o ano seguinte o equipamento ainda sofria com confiabilidade e apenas   o que se consegue são apenas dois quintos lugares . Jan Magnussen não oferece os mesmos resultados e é substituído por  Jos Verstappen.

Para 1999 o panorama foi melhor.  Classificou em terceiro para o GP do Brasil. Marcou a pole no Gp da França e esteve perto de vencer sua primeira corrida  no confuso GP da Europa , vencido por seu companheiro de equipe Johnny Herbert. Apesar disso foi melhor que seu companheiro de equipe . E isso lhe abriu as portas da Ferrari. 

 Na jaula com a fera- Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

É sonho de todo o piloto defender as cores da Ferrari. Rubens foi o primeiro brasileiro a fazer isso na F1. Porém chegou  em uma época aonde já havia um centro das atenções  lá.

Quem realmente  acompanha a F1  não acreditou  que Rubens conseguisse se sagrar campeão por lá enquanto Michael estivesse na equipe.  Mas aqui no Brasil se achou que haveria uma repetição do que houve na Mclaren nos anos Senna. Uma equipe dividida e dois pilotos com chances iguais  de disputa.

Exibição primorosa no GP da Alemanha de 2000

Sua primeira vitória foi épica no Gp da Alemanha  de 2000.  Terminou o campeonato em 4º lugar . Em 2001  teve  dez pódios  , somou 56 pontos e terminou em terceiro no campeonato. Em 2002 vence 4 corridas , marcou 77 pontos e foi vice . Mas tudo isso foi ofuscado pelos acontecimentos do GP da Austaria onde    houve uma ordem de equipe e Rubens cedeu uma vitória a Michael.

Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Para 2003 ele termina em  4° na temporada com vitórias em Silverstone e  Suzuka  e 56 pontos.

Em 2004 ele conquista 14  pódios , vence  na Itália e na China e conquista 114 pontos e o vice campeonato.

Em 2005 não foi um bom ano para a Ferrari , os pneus  Bridgestone  eram inferiores aos Michelin e por tabela Rubens faz  a sua pior temporada na Ferrari. Rubens terminou a temporada em 8º . 

Tirando o time

Entretanto,  concluindo que não haveria uma chance de título na Ferrari , enquanto Michael estivesse por lá, Rubens anuncia sua saída do time. O destino seria a Honda.

Rubens encontrou uma Honda na descendente que não se adaptou ao seu estilo. Um terceiro lugar foi o melhor resultado seu em 2008

 Sua passagem pela Honda  tem muito pouco de bom a ser mostrado . Ele definitivamente não se adaptou ao carro, que também não era mais o mesmo que havia feito uma temporada boa em 2004. Seu terceiro lugar em Silverstone em 2008 foi o ultimo pódio da equipe. 

Tempos de incerteza-Pilotos -Rubens Barrichello – Grandes Mestres

Posteriormente ao final de 2008 a Honda  anuncia sua retirada das pistas devido a crise econômica . Rubens  estava na dúvida sobre sua manutenção e a equipe estava a procura de um comprador . Haviam outros concorrentes a vaga . Um deles era Bruno Senna. Por fim a equipe é salva por uma ação entre amigos. Brawn comprou a equipe por uma libra , a Mercedes forneceu o motor  E Rubens foi mantido , inicialmente por 4 provas, se aparecesse alguém com dinheiro , ele estava fora . A equipe foi a sensação da temporada  de inverno com tempos que assustaram a concorrência . Será que a hora de Rubens havia chegado?

Na Brawn uma chance real de titulo, mas um começo ruim de temporada fez com que terminasse em terceiro no campeonato

Infelizmente não.  Definitivamente nas provas iniciais ele teve dificuldades em se adaptar aos freios e seu carro.Enquanto isso seu companheiro de equipe  Jason Button vence corridas  em sequência  e abre uma larga vantagem. Quando Rubens resolve estes problemas a vantagem já não pode mais ser revertida . Além disso a RBR encontra o caminho das pedras e evolui mais que os carros da Brawn. Rubens termina 2009 em terceiro e com duas vitórias.

Homem prevenido

Disposto  a não passar mais pela angústia de não saber onde vai pilotar no ano seguinte  ele fecha  de forma muito adiantada seu ingresso na Williams. Entretanto mais uma vez ele a Mclaren se cruzam pois a equipe lhe ofereceu um contrato, mas como já estava comprometido com Frank não houve como aceitar .

Em 2010 o time tem resultados modestos . Rubens  termina a temporada em  10 com 47 pontos .

Para 2010 Rubens resolveu antecipar sua participação na f1 apesar de ter ofertas da Mclaren preferiu seguir com a Williams .Para 2012 foi substituído por Bruno Senna

Desta forma, em 2011  a equipe não conseguiu evoluir e Rubens com dois nonos lugares consegue  4 pontos  dos 5 que a Williams obteve durante  a temporada de 2011.  Assim ao final do ano Rubens é avisado que bruno Senna ocuparia seu lugar na equipe para 2012. Ele é atualmente o piloto com maior número de Gp disputados  com 326.

Mudando o rumo

Definitivamente  Rubens ainda tentou voltar a F1 . Consta que chegou a assinar com a Caterham em 2014,   como a cláusula de um carro competitivo não foi alcançada pela equipe isso não se efetivou.Rubens disputou uma temporada da F Indy pela a KV  onde conseguiu chegar em 11º nas 500 milhas de Indianápolis  e terminou em 12º no campeonato .Desde 2013 está na Stock Car brasileira e foi campeão em 2014.

E esta é mais um post da serie  Pilotos – Grandes Mestres. Espero que tenham gostado.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta