Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

 

Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres . Antes de mais nada, Sergio Perez foi um dos pilotos que mais tempo levou para chegar ao degrau mais alto do pódio.  E hoje  vamos saber um pouco mais sobre  este piloto mexicano que junto com Pedro Rodriguez são os únicos mexicanos vencedores de F1.

Subindo degraus 

O ponto de partida geralmente é o kart. Com Perez não podia ser diferente.

A princípio ,como outros pilotos, Perez tem seu início de carreira no Kart . Iniciou aos seis anos de idade na categoria Junior . Desta forma possui um vice-campeonato da categoria de 1996 e o título de 1998 ,conquistado após seu retorno depois de disputar a categoria Juvenil e obter uma vitória e o quarto lugar no campeonato.

Contudo em  2000 ele avança para Shifter, uma categoria em que os karts tem câmbio para troca de marchas  . Ele corre na de 80 cc , porém só obtém o terceiro lugar no campeonato. 

Todavia ele se sagra campeão da 125 em 2001 e isto lhe abre as portas da Telmex , que irá lhe ajudar a chegar ao objetivo maior de todo o jovem piloto. A F1. Sergio segue no kart até 2003.

Ganhando o mundo- Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

Depois de uma passagem discreta pelos EUA o destino de Perez é a Europa. Mais precisamente a F BMW.

Posteriormente em 2004 Perez, vai para a F Barber em uma equipe patrocinada pela Telmex. Contudo o resultado não é animador.  Ele consegue a 11ª posição no campeonato.

Então , para o ano seguinte, ele muda seu foco  para a Europa  e vai competir na Fórmula BMW ADAC pelo Team Rosberg. Fica por duas temporadas lá. Dessa forma foi , 14º colocado  em 2005 e 6º em 2006.

A cotação de Perez começa aumentar quanto consegue o titulo na f3

Contudo tudo que Perez conseguiu até aqui não cria um currículo capaz de impressionar um chefe de equipe da  F1  . Porém a partir de sua entrada na F 3 isso começa a mudar. Em 2007 Perez ganha o campeonato de F3  em uma série que usa chassis de anos anteriores. No ano seguinte  sobe para a principal. Começa a liderar o campeonato , entretanto termina na 4ª posição em 2008.

Posteriormente surge a GP2 Ásia series e Perez participa do campeonato de 2008. Este campeonato surgiu em 2007, ocorreu de janeiro a abril e durou até 2011 quando foi fundida com a  série europeia.

A Gp2 de fato abriu as portas para Sergio Perez. Vice em 2010 com Maldonado sendo campeão.

Era composta de cinco corridas duplas e servia de corrida de apoio para os GPs  da Malásia e Bahrein  Sergio Perez participou do certame em parceria com Vitaly Petrov na Campos Grand Prix. Por não ser asiático ele não marcava pontos . Contudo venceu em Shakir . Participou deste campeonato no ano seguinte .

Posteriormente em 2009 segue na série principal da GP2 correndo pela  Arden. Porém termina na 12ª posição.

Posteriormente para 2010 acerta com a Barwa Addax. Termina em segundo , Pastor Maldonado foi o campeão. 

No lugar certo, na hora certa-Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

A Telmex chega a F1 . E Perez junto com ela.

Em 2011 a Telmex passa a apoiar a equipe Sauber e anuncia Perez como piloto do time  ao lado de Kamui Kobayashi. Ao mesmo tempo passa a integrar a academia de jovens pilotos da Ferrari. Sua estreia se dá no GP da Austrália onde ele impressiona ao fazer apenas uma parada e chegar em sétimo. Poderia ter marcado seus primeiros pontos ali se a equipe não tivesse sido desclassificada . Depois disso nada de muito relevante acontece e ele só foi marcar seus primeiros pontos na Espanha ao chegar em nono e a frente de seu companheiro de equipe.

Em Mônaco ele sofre um acidente ao sair do túnel.  Seu carro guinou para a direita e atingiu a barreira de proteção com violência. Por decisão médica não correu no domingo. Na etapa seguinte , no Canadá, Sergio Perez não se sentiu bem e foi substituído por Pedro de la Rosa.

Dentro do que se podia esperar, Sergio Perez fez um bom trabalho. Ele se focou muito em usar a estratégia  para compensar as deficiências do carro. Terminou a temporada em 16º com 14 pontos e seguiu com o time para 2012.

Fazendo o nome-Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

Em 2012 Perez sobe de cotação na F1 . Chega ser mencionado para o lugar de Felipe Massa na Ferrari.

Para 2012 a Sauber conseguiu conceber um bom carro e isso foi o suficiente para Sergio Perez subir de cotação no mundo da F1. GP Da Malásia poderia ter lhe dado a primeira vitória pois ele foi capaz de reduzir para meio segundo a diferença para Alonso nas voltas finais . Entretanto errou e terminou em segundo, 2,2 segundos atrás do espanhol. Para os especialistas ele foi o destaque da corrida. Iniciou uma sequência de maus resultados e o que se pode destacar é sua melhor Volta no GP de Mônaco. No Canadá , uma atuação positiva . Terceiro lugar após largar em 15º . No GP da Europa  chegou em nono Largado em 15° Na Alemanha chegou em sexto depois de largar em 17º. Na Bélgica larga em quinto , mas se envolve no espetacular acidente protagonizado por Grosjean na primeira volta .

Perez conquistou mais um pódio em Monza depois de largar em 12º. Terminar a temporada em décimo seis pontos à frente de seu companheiro de equipe, lhe credencia a voos mais altos .

Erro de avaliação-Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

Com sua atuação em 2012 Sergio Perez  se tornou o nome da vez na F1. Seu nome passa a ser  cada vez mais associado ao carro de Felipe Massa que não estava em um bom momento na Ferrari. Afinal já era do programa de pilotos da equipe e estava em um bom momento . Definitivamente  fez uma boa temporada em 2012 e estava no centro das atenções das principais equipes da F1 .

Em um time grande Perez não soube aproveitar o momento . Quase sua carreira acabou na Mclaren

Mas com o anúncio da ida de Hamilton para a Mercedes e a surpresa que isto causou, Sergio Perez decide ir contra a ordem estabelecida pela rádio Paddock. Rompe os laços  com a Ferrari ao anunciar  sua ida para a Mclaren no lugar do inglês.

Mas parece que isso causa uma metamorfose em  Sergio Perez . Aquele piloto metódico que  se preocupa em poupar equipamento e  transformar isso em vantagem dá lugar a um outro piloto cuja missão principal é reduzir  seus companheiros a pó de traque. Fez uma disputa feroz com seu companheiros de equipe Jenson Button, que em uma entrevista  declarou que  poderia dar ruim este excesso de agressividade. 

Em Mônaco usou perigosamente do mesmo expediente com Kimi que saiu  de sua frieza habitual e  declarou que Perez deveria ser atingido no rosto. Toda esta agressividade só lhe deu de lucro  um quinto lugar na Índia e sua demissão ao final da temporada quando todas as equipes já estavam se alinhando com seus pilotos para a temporada seguinte. Deu sorte que  Martin Whitmarsh era o manager da equipe e  pegou o caderno de fiado que a Force India tinha na Mclaren e isso junto com os apoios que tinha o levaram  para a Equipe de VJ.

Remando tudo outra vez-Pilotos – Sergio Perez- Grandes Mestres

Em 2014 Perez  tem uma temporada honesta . Consegue o primeiro pódio para a equipe, uma volta mais rápida e termina em 10º no campeonato com 59 pontos. Contudo sofre punição por ser considerado culpado pela colisão de Felipe Massa no GP do Canadá.  Perez segue com a equipe para 2015.

E Perez tratou com muita dignidade seu reinicio de carreira na Force Índia

Em 2015, Perez conquistou um pódio na Rússia em terceiro, Um quinto na Bélgica e um sexto na Itália Podem ser considerados outros bons resultados . Terminou em nono no campeonato com 78 pontos.

Em 2016  O VMJ 09 não começa bem, pontos só são obtidos na Rússia com um nono lugar. Para o GP da Espanha o carro recebe atualizações que fazem com que os resultados  sejam promissores como foi no caso de Mônaco e Baku onde Sergio Perez conseguiu um pódio ao chegar em terceiro. Marcou 101 pontos e ficou com a sétima posição no campeonato .

Para 2017, Sergio Perez segue na Force Índia. Seu companheiro de equipe foi Esteban Ocon , com quem andou tendo alguns incidentes. Este ano ,apesar de ter feito quase os mesmos pontos de 2016 , 100 no total Perez não subiu ao pódio. 

Veja bem

Sergio Perez assinou sua permanência na Racing Point até o final de 2022, mas como se sabe contratos na F1 existem para serem rasgados . Lawrence Stroll também adquiriu o controle da Aston Martin e vai mudar o nome da equipe para ser um de time de fábrica . E como  há toda  uma estratégia hoje para dar credibilidade a ações de  um fabricante de automóveis  sempre se vive de aparência .E ter um nome campeão associado a sua marca impacta na credibilidade que você quer passar , mesmo que este campeão não esteja em seus melhores dias .

Talvez seja isso que passou pela cabeça de Lawrence ao dar uma rasteira em Sergio Perez quando quase todas as vagas  da F1 já estavam preenchidas  antecipadamente. Vettel definitivamente não está em um momento tão bom que se possa dizer que esteja acima de Perez em termos de  performance . E para tornar a questão mais indigesta o mexicano ainda obtém o quarto lugar no campeonato de construtores apesar de não ter o quarto melhor carro do grid  e ainda dá a primeira vitória a equipe. Segue na F1 pela Red Bull , substituindo Alex Albon.

E assim encerramos mais um post da serie Pilotos  Grandes Mestres. Até a próxima.

 

Deixe uma Resposta