TL1 e TL2: Bottas lidera os treinos livres de sexta feira em Abu Dhabi

Valtteri Bottas foi o mais rápido do dia em Abu Dhabi

TL1

Valtteri Bottas foi o mais rápido do primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O finlandês que anotou 1min36s967 foi seguido por Max Verstappen, que fechou 0s535 atrás do adversário da Mercedes. O top-6 foi completado por Lewis Hamilton, Alex Albon, Sebastian Vettel e Romain Grosjean.

Entre os destaques da primeira atividade do fim de semana, estão a confirmação da punição que será aplicada a Bottas pela troca do motor, o que significa que o vice-campeão mundial largará no fim grid e a novidade apresentada pelo campeão deste ano, Hamilton, que aproveitou a sessão para desfilar com o “#1” em seu carro, substituindo o #44 temporariamente.

O treino

Único a registrar volta rápida nos primeiros  15 minutos de treino foi Charles Leclerc, que fechou sua volta em 1min40s298, que depois desse período foi superado por Valtteri Bottas, que anotou 1min37s975. No entanto, as equipes mantiveram atividades tímidas até o cronômetro chegar à 30 minutos de sessão.

Bottas melhorou seu tempo duas vezes e a maior ameaça ao finlandês vinha da Red Bull de Max Verstappen. Com pouco mais de 50 minutos restantes, Hamilton superou a marca do companheiro, fazendo 1min37s591. Logo após assumir a liderança, o hexacampeão teve um problema em seu motor e recolheu o carro aos boxes, voltando à pista apenas no fim do treino.

Minutos depois, o finlandês da Mercedes voltou a liderar, com 1min36s957. Quando faltavam 30 minutos para o fim do treino, a Renault de Daniel Ricciardo apresentou um problema e ficou parado na curva que dá acesso à reta, o que causou uma bandeira vermelha.

Quando faltavam 2 minutos para o fim do treino, Sebastian Vettel perdeu o controle do carro e colidiu contra a barreira de proteção, causando a bandeira vermelha que encerrou o treino da manhã de sexta em Abu Dhabi, no momento em que os pilotos das equipes de ponta se preparavam para fazer voltas rápidas.

Veja os tempos do TL1 

 

TL2

Depois de liderar o primeiro treino livre, Valtteri Bottas voltou a ser o mais rápido na segunda sessão e fez o tempo mais rápido do dia, cravando 1min36s256.

O finlandês da Mercedes, porém, teve acidente evitável no fim do TL2, batendo na Haas do francês Romain Grosjean. Ambos os monopostos ficaram consideravelmente danificados, mas os pilotos não tiveram qualquer ferimento.

Após a batida, houve bandeira vermelha e o treino ficou interrompido por alguns minutos. A atividade seguiu normalmente com pouco mais de 10 minutos restantes no cronômetro, dando pouco tempo de pista aos outros competidores na noite de Abu Dhabi.

De todo modo, a Mercedes pôde comemorar a dobradinha no moderno circuito que cerca um pomposo hotel em meio ao deserto nos Emirados Árabes Unidos, já que o britânico Lewis Hamilton completou a primeira fila, a pouco mais de três décimos do líder.

O terceiro colocado foi o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Logo em seguida, veio seu companheiro e rival Sebastian Vettel, da Alemanha. Quem completou o top-5 na segunda sessão prática foi Max Verstappen, da Red Bull.

Companheiro do holandês, o novato Alexander Albon, da Tailândia, foi o sexto, à frente do próprio Grosjean, que conseguiu um bom sétimo lugar apesar de protagonizar a batida com Bottas na parte final da atividade.

O mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, foi o oitavo, superando o russo Daniil Kvyat, nono colocado a bordo da Toro Rosso, que passará a ser chamada de AlphaTauri a partir da temporada 2020 da F1.

O outro piloto da escuderia de Faenza, aliás, completou o top-10. Depois de conquistar seu primeiro pódio na categoria máxima do automobilismo no GP do Brasil, o francês Pierre Gasly foi o décimo mais veloz no TL2 em Abu Dhabi.

Veja os tempos do TL2

Confira os melhores momentos do TL2

Fonte Motorsport – Editado por F1 Templo

Patrocinador:

Deixe uma Resposta