Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Acima de tudo Felipe Massa está na historia da F1  pela forma com que se encerrou sua disputa pelo titulo de 2008. Ou seja  é incrível a forma com que um titulo mudou de mãos em menos de 30 segundos após sua vitória , no GP do Brasil de 2008. Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a historia deste piloto brasileiro.

Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

O inicio

E mais um caso do Kart como ingrediente de uma carreira de sucesso

Antes de mais nada  Felipe Massa inicia sua carreira no Kart, como a maioria dos pilotos da era moderna  na F1 em 1989 . Paulista da capital de São Paulo, muda – se ainda criança para a cidade de Botucatu. Seu contato com um   motor se dá por meio de uma minimoto de 50 cc. Porem motos e tombos estão intimamente unidos  e dessa forma seu pai acha melhor  trocar a moto por um Kart. . Sendo assim Felipe tem uma experiência de 9 anos no Kart. Apesar de algumas vitorias  ele não tem um titulo na categoria .

Hora de se destacar – Pilotos – Felipe Massa –  Grandes Mestres

A primeira vista, não se destacar no kart pode inviabilizar passos mais altos na carreira de um piloto que sonha com a F1 . Mas  com Felipe Massa isso tem um efeito contrario. Sua chegada a  Formula Chevrolet faz com que ele comece e a ser notado.

A Formula Chevrolet sendo o inicio da ascensão de Felipe Massa

Dessa forma, na sua primeira temporada em 1998, ele obteve um quinto lugar . na temporada seguinte termina com todas as as duvidas  se sagrando campeão da categoria em 1999.

Dessa forma, a Formula Chevrolet  era um certame nacional que estava em igualdade de condições com  suas similares F Opel e   F Vauxhall europeias. Era uma época em que tínhamos  o melhor  em termos de equipamentos de competição a disposição de no nossos  pilotos .

 A conquista da Europa

Uma participação coroada de êxito na Formula Renault. Campeão Italiano e Europeu.

Sendo assim  não fazia sentido permanecer no brasil e Felipe vai para a Europa, na base da velha receita entrada por muitos pilotos  em suas  trajetória rumo a F1 . pouco dinheiro , muita disposição . E com Felipe Massa não foi diferente. Sendo assim, em 2000 Felpe chega a Formula Renault Italiana. O dinheiro dava apenas para algumas provas. Porem ele  se sai muito bem  .  Passou a competir também no Europeu da categoria e de forma inédita ele ganha os dois campeonatos .  Acima de tudo contado com o apoio de sua equipe, a Cram e com apoio dos amigos .

Sendo assim após um retrospecto tão positivo  é hora de checar as opções disponíveis, uma vez que não se tem  muitos recursos financeiros as disposição. Dessa forma  Felipe Massa  abre mão de disputar a F 3 e resolve apostas suas fichas na  No europeu de F 3000. 

Barba ,Cabelo e Bigode -Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Felipe Massa obteve 6 vitorias das 8 que faziam parte do campeonato de F 3000. Um belo cartão de visitas para mostrar. Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Um desempenho chamando atenção da imprensa especializada.

Felipe assina com a Draco para disputar a temporada de F3000 de 2001.  Antecipadamente fica claro que esta decisão se mostrou bastante acertada  pois  foi uma excelente temporada e um excelente cartão de visitas para ser apresentado aos chefes de equipe. Felipe Massa venceu  6 das oitos provas e  definitivamente chamou a  atenção , tanto que a Autosprint  fez uma matéria sobre ele  onde na capa já pergunta se ele seria o  Novo Senna . A Mesma Autosprint que em 2012 disse que ele era inútil a Ferrari. A Ferrari resolveu inclui-lo no seu programa de pilotos , ele foi o primeiro do programa e a Sauber  lhe oferece um teste. Desta forma,  a impressão foi tão positiva que um contrato lhe foi oferecido para substituir Kimi que estava de partida para a McLaren.

Que é isso companheiro?

Desta forma ,finalmente Felipe chega a F1, aos 20 anos  . Contudo pontua no segundo GP da Temporada . Na Malásia , mas tem uma temporada de altos e baixos . Varias saídas  de pistas e uma suspensão e ao voltar ele recebe a noticia  de que não terá sequencia na equipe para o ano seguinte . Foi substituído  por Frentzen. Marcou 4 pontos na temporada, sendo seu melhor resultado um quinto lugar no GP da  Espanha. Enfim, passa o ano de 2003 ganhando quilometragem testando para a Ferrari .

Uma primeira temporada cheia de altos e baixos na Sauber

Ele retorna em 2004. Marcou doze pontos no campeonato contra 22 de Fisichella , seu companheiro de equipe. O destaque fica pelo seu   quarto lugar no GP da Bélgica. Em 2005 marcou 11 pontos e foi melhor que  Jacques Villeneuve . Contudo, com a venda da Sauber para a BMW, Felipe  volta para a Ferrari , devido a saída de Rubens Barrichello para a Honda.

O mestre e o discípulo

Porém é hora de Felipe  assumir um carro de ponta . Desta forma fica claro que os anos de altos e baixos na Sauber foram um interessante aprendizado. Ele aparenta estar mais tranquilo e não disposto a queimar etapas.

A aposentadoria de Michael marca um divisor de aguas na carreira de Felipe

E isso faz bem a ele  . Definitivamente 2006 foi um ano de conquistas  . O primeiro pódio em Nurburgring,  mais três pódios na temporada , Sua primeira pole e e sua vitória na temporada  na Turquia, a vitória no Brasil, o terceiro lugar no campeonato e a continuidade na Ferrari com a aposentadoria de Michael ao final da temporada. Em outras palavras foi uma boa temporada . Definitivamente Felipe teve as condições para  evoluir como piloto, sem a pressão  da torcida brasileira pela vinda de um novo Senna. Rubens ainda  enfrentava esta missão.  Por fim fica claro que foi  positivo Felipe não aceitar estas responsabilidade, pois  é um fardo pesado  se substituir a um piloto do porte de Ayrton .

Hora da prova-Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Afinal  Senna é uma lenda do esporte , ao lado de caras como o próprio Michael , Clark , Fangio e outros . Dessa forma o período de testes ,a convivência com Michael e Rubens  ensinaram  muita coisa a Felipe . Em suma o prepararam para voos mais altos e ele iria usar tudo que aprendeu , por que o melhor da carreira de um piloto para ele estavam por vir . A Ferrari estava em boa fase  e  a hora de se disputar um campeonato estava se aproximando.  Contudo a grande pergunta a ser feita  é: Será que ele  estaria pronto para a prova?

Agora o bicho vai pegar-Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

 

Em síntese  , mesmo mantido na Ferrari, Felipe não parece ser a opção numero um do time italiano. Se fosse não teriam trazido Kimi  para a equipe em 2007 para o lugar de Michael. Mas  a impressão que se tem é que vão esperar  a poeira assentar para definir quem fara  jogo de equipe na luta pelo titulo de 2007.

E por duas temporadas a McLaren foi o inimigo a ser batido

Contudo  Felipe Massa  começa o jogo em desvantagem. . Problemas  mecânicos como o que teve com o cambio na Austrália. Saídas de pista como a que teve na Malásia indicavam que a coisa não estavam fáceis. Contudo Massa reage e vence  no Bahrein e na Espanha , faz pódio em Mônaco e   em mais seis oportunidades. Porem no Brasil renuncia a vitória para que Kimi some os pontos necessários para ser campeão.  Enfim não deve ser considerada uma de todo ruim terminar a temporada 15 pontos atrás de seu companheiro de equipe, mesmo ele sendo campeão.

Toda via para 2008 Kimi não inicia a temporada com a primazia de ser o primeiro piloto.. Dessa forma Felipe Massa inicia a temporada , em franca desvantagem . Na Austrália um toque com Coulthard o relega a sexta posição ao final da corrida.. Ele só volta a vencer na Turquia..  entretanto erros seus , e principalmente da Ferrari  acabaram deixando a conquista do titulo mais dificil.

Sendo assim em Cingapura Hamilton consegue  terminar a etapa livrando sete pontos de vantagem de Felipe que chegou em 13°.  A Ferrari tem quedas de produção inexplicáveis e  Felipe Massa chega a ao Brasil ainda  com chances de ser campeão. Desde que  Hamilton não chegue entre os cinco primeiros .

O mundo não é um lugar justo-Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Definitivamente  Felipe Massa fez sua parte . Ele venceu a corrida , comemorou um campeonato mundial por alguns segundos> Mas é  algo tenso  você ver seu adversário ao titulo conquistando os pontos necessários para tira esta gloria de suas mãos . E foi exatamente isso que houve com Felipe.  A gente fica pensando como assimilar a lição dada pelo automobilismo que ainda não tinha chegado aa aquele nível de  promover injustiças . Como assim campeão por alguns segundos?

Campeão por alguns segundos . Após vencer no Brasil em 2008

Enfim Felipe foi integro e assimilou o baque . Dava a impressão que era uma questão de tempo para se tornar campeão, mas  veio o destino e mudou tudo.

No meio do caminho havia uma mola, havia uma mola nomeio do caminho

Para 2009 ficava claro que Felipe Massa havia assumido o protagonismo na Ferrari . Definitivamente ele eclipsou Kimi. porem a Ferrari já não tinha  o mesmo desempenho de 2008.

Dessa forma a temporada de 2009 tinha novos protagonistas . Em um primeiro momento a BrawnGP  que foi a surpresa da temporada e  depois a RBR que já dava sinais de que seria a equipe a ser batida  nas temporadas seguintes .  Assim restava a Felipe tentar encontrar uma solução  para estes momentos em que a equipe italiana entra em suas fases  de crise existencial.

Mal sabia ele que a sua principal luta seria pela vida .

Na Hungria ele está na pista treinando quando é atingido por uma mola solta do carro de Rubens  Barrichello. A evolução dos equipamentos de segurança salvaram sua vida . mas ele teve  que passar por um complexo tratamento .  Mas graças a Deus , pode ter vida normal após este incidente .. Foi substituído por Badoer e Fisichella, mas ele nem chegaram perto dos resultado alcançados por Felipe na temporada . A Ferrari por sua vez viu Alonso sobrando e o contratou para substituir Kimi ,e isso vai ter implicações na carreira de Felipe .

Tapetes existem para serem puxados -Pilotos – Felipe Massa – Grandes Mestres

Definitivamente recuperado  Felipe Massa , volta para Ferrari e encontra algo diferente por lá  . Ele já não é o protagonista .  A equipe é de Alonso mas ele pensa que poderia reverter as coisas . Dadas as condições , sua temporada pode ser considerada boa . Saiu de 21º na Malásia para sétimo e até chegou a liderar o campeonato.

Com certeza Felipe sentiu o efeito do GP da Alemanha de 2010

E ai veio a Alemanha . Fica claro que uma vitória mudaria o psicológico de Felipe , tendo em vista tudo que ele havia enfrentado meses atrás , porem a Ferrari não pensa a assim. Resolve impor ordens de equipe , sem uma justificativa plausível e exige que Felipe e Alonso troquem de posição e que o Piloto espanhol suba ao ponto mais alto do pódio no GP tedesco. O psicológico do piloto brasileiro ficou seriamente abalado a partir dali. tentou se impor mais pressão acabou indo para o limite e o limite sempre te sujeita a erros . Com exceção da segunda temporada  de 2012, onde foi melhor que Alonso estava claro que a Ferrari estava fazendo mais mal que bem a Felipe  que resolve não renovar com ele ao final de 2013.

Tempo de renascer

E quando tudo parecia ter chegado ao final , a Williams  anuncia a contratação de Felipe. A equipe tinha a intenção de voltar a seus melhores dias . Contava até com a icônica parceria da  Martini.

Realmente Felipe fez uma boa temporada em 2014. A ponto de fazer uma pole na Austria e Liderar algumas voltas no GP da Grã Bretanha.  O carro funcionava bem em circuitos de media e alta velocidade media , mas não tinha a mesma desenvoltura nos circuitos mais travados. Por fim intervenções forma feitas mas infelizmente acabaram comprometendo o carro.   Como coisas boas de 2014 devem ser incluídos os pódios na Itália e no Brasil.

Por fim  ao final de 2016 Felipe resolve se aposentar mais uma aposentadoria inesperada faz com que ele reveja seus planos .

 

Um renascimento na equipe Williams com direito a liderar corridas e pole position

 Tempo Extendido

E com a saída do campeão Nico Rosberg ,a contratação de Bottas pela Mercedes dá a Felipe mais um ano de atividade na F1  .

Sendo assim Felipe Massa foi o escolhido para seguir na equipe por mais um ano , abreviando seus planos de se afastar das pistas.. Porem a equipe não tem ia s um carro com algum potencial e a temporada não apresenta nenhum destaque para Felipe  que se retira ao final de 2017. Apos a F1 Felipe esteve na Formula E, participou da corridas da Porsche Cup e pretende participar da Stock Car brasileira na temporada 2021.

Este foi mais um post da serie  Pilotos Grandes Mestres . Espero que você tenha gostado.

Deixe uma Resposta