Quadro de Zanardi segue estável, mas atleta corre risco de perder a visão de um olho

Na manhã deste domingo 21, um novo boletim foi divulgado pelo hospital Santa Maria Alle Scotte, onde permanece internado Alessandro Zanardi após grave acidente em prova na Itália. O quadro clinico do ex-piloto continua grave, porém estável. 

“Informamos que o paciente passou a noite com condições cardiorrespiratórias e metabólicas estáveis. O funcionamento dos órgãos é estável. Ele continua sedado, entubado e com respiração mecânica. O monitoramento neurológico atual mostra certa estabilidade, mas os dados precisam ser vistos com cautela, já que o quadro neurológico ainda é grave. As condições estáveis atuais não excluem acontecimentos adversos e, por isso, prognósticos sobre o paciente são confidenciais”.

O diretor do departamento de emergência do hospital Le Scotte di Siena, Sabino Scolleta deu novos detalhes sobre o estado de saúde de Alex Zanardi. Scolleta detalhou que um dos olhos do piloto de 53 anos ficou machucado, com o risco dele perder a visão. Médico também demostrou cautela em relação ao estado cerebral do piloto.

 

“É possível saber que o quadro neurológico é grave, mas teremos de avaliar na próxima semana, quando as condições permitirem. Também podem haver consequências para a visão, por isso, também pedimos conselhos aos oftalmologistas porque há alguma lesão também ocular, o trauma é facial e é provável que lesões assim aconteçam” seguiu.

“Teremos análises oculares em alguns dias. A mesma coisa neurologicamente, os sedativos não nos permitem fazer uma avaliação neurológica. É difícil dizer quando poderemos tirar essa sedação. Em caso de estabilidade, é provável que na próxima semana, ouvindo nossos consultores e o cirurgião que o operou, possamos pensar em parar a sedação”, concluiu aos jornalistas italianos presentes nos hospital.

Giuseppe Olivieri, neurocirurgião que operou Zanardi, deu informações sobre as lesões cerebrais, afirmando que ainda é muito cedo para realizar qualquer previsão.

“No momento, as condições são graves, mas estáveis. Ele chegou com um importante trauma craniofacial, com uma lesão facial. Ele foi operado para superar essa situação, agora o quadro está estável pela situação. Cuido da situação dele porque vale a pena, ser otimista ou não é inútil. Não faz sentido fazer especulações agora, mas conversei com a esposa dele e é nisso que acredito: ele é um paciente que vale a pena tratar e que precisa ser tratado. Não sei qual vai ser o diagnóstico amanhã, semana que vem, daqui 15 dias, mas vale a pena cuidar dele”, disse Giuseppe.

Treinador da seleção italiana de paraciclismo, Mario Valentini deu detalhes do grave acidente sofrido por Alessandro Zanardi na tarde desta sexta-feira 19 durante a prova Obiettivo Tricolore, na Itália. Valentini confirmou que o acidente aconteceu em um trecho de descida da prova, na parte entre as cidades de Pienza e San Quirico d’Orcia, e que o piloto perdeu o controle da bicicleta de mão.

“Estávamos em um trecho de curvas, a descida não era muito difícil, estávamos a cerca de 50 km/h. Alex perdeu o controle da bicicleta, capotou duas vezes e bateu em um caminhão com reboque, a colisão foi terrível. Os paramédicos o recuperaram e era gravíssimo. O helicóptero não conseguiu pousar, então uma ambulância o levou para uma praça vizinha, onde o piloto pousou e o transportou para Siena. Foi terrível”. Disse Valentini ao jornal italiano Corriere della Sera.

Segundo Giuseppe Olivieri, sua situação certamente não é desesperadora. Se Zanardi acordar, resta saber exatamente como ele vai sair disso. Olivieri acha que pode levar duas semanas para que ele possa dizer mais sobre isso, mas as primeiras perspectivas não são favoráveis. Isso também ficou claro nas palavras do chefe do departamento de CI em Siena, Sabino Scolletta: “No que diz respeito a danos cerebrais, a situação é certamente crítica”.

A condição de Zanardi permanece crítica, mas ele passou uma noite estável no hospital. O neuromonitoramento que o hospital implantou, mostrou alguma estabilidade, mesmo que esses dados devam ser tomados com cautela, pois o quadro neurológico é o que permanece naturalmente grave. Zanardi permanecerá em coma por pelo menos mais alguns dias.

O ex-piloto de Fórmula 1 Alessandro Zanardi está lutando mais uma vez por sua vida. O mundo do esporte está consternado com as notícias. Zanardi havia perdido as duas pernas em um acidente anterior. Todos nós do esporte torcemos e esperamos ansiosamente pela sua recuperação, e que o mesmo volte o mais rápido possível a competir nas pistas do mundo. Esse cara tem uma força de vontade, desejo de viver que são surreais. Desejamos toda a recuperação do mundo ao Zanardi, e que independente de sua crença ou religião, vamos dar forças a esse guerreiro. #ForçaZanardi 
Publicidade:

Deixe uma Resposta