Clássico da F1? Relembre 11 grandes momentos dos 3 GPs em Baku

2018 – Briga doméstica

2018 – Briga doméstica

1/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

A imagem mais famosa da prova do último ano certamente foi o toque entre as duas Red Bulls chegando à primeira curva. Max Verstappen, depois de superar Daniel Ricciardo após o pit stop, trancou de todos os jeitos o piloto australiano nas voltas seguintes. Ricciardo foi para cima de vez na volta 39, Verstappen o fechou em cima da hora e ambos se tocaram, saindo da pista e abandonando em um dia desastroso para a Red Bull. A polêmica batida foi citada como um dos motivos por Ricciardo por ter deixado o time austríaco.

2017 – Guerra entre multicampeões

2017 - Guerra entre multicampeões

2/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Durante uma relargada, Vettel acabou acertando a traseira de Hamilton, que preparava para reacelerar. Acreditando que a manobra foi proposital, o alemão jogou seu carro em cima do inglês em protesto. Pela manobra, Vettel teve que pagar um stop & go de 10 segundos, mas ainda chegou à frente de Hamilton, após o britânico ter tido problemas em seu encosto de cabeça. Após a prova, um culpou o outro pelo ocorrido.

2017 – Do muro para a vitória em 24 horas

2017 – Do muro para a vitória em 24 horas

3/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

A vitória de Daniel Ricciardo em Baku em 2017 foi uma das mais legais dos últimos tempos. A prova foi cheia de ocorrências que beneficiaram o australiano a ir do décimo lugar no grid – após bater no Q3 – ao primeiro lugar na corrida depois de uma bela ultrapassagem tripla em Felipe Massa, Nico Hulkenberg e Lance Stroll.

2017 – De último para segundo

2017 – De último para segundo

4/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Depois de se tocar com Kimi Raikkonen na primeira volta da prova em 2017, Valtteri Bottas quase ficou uma volta atrás por ter de ir aos boxes com o pneu dianteiro direito furado. Apesar disso, ele retornou à pista e se recuperou principalmente devido à bandeira vermelha no meio da prova. Ele passou seus concorrentes e tirou o segundo lugar de Lance Stroll na linha de chegada, conseguindo ir ao pódio.

2018 – Sofrimento para Bottas

2018 – Sofrimento para Bottas

5/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um ano depois de sua grande corrida, Bottas havia conseguido tomar de Sebastian Vettel a liderança da prova após uma sorte em um Safety Car, devido ao acidente das Red Bulls. Ele rumava para a vitória, mas acabou passando por um pedaço de um carro no meio da reta dos boxes e viu seu pneu estourar. Bottas foi obrigado a abandonar a três voltas do fim.

2017 – O último pódio da Williams

2017 – O último pódio da Williams

6/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Apesar de ter sido superado por Bottas na linha de chegada, Lance Stroll – depois de muito criticado por ter sido contratado pela Williams – conquistou um pódio para o time britânico em Baku se aproveitando da corrida agitada naquele ano. Até hoje é o último top-3 conseguido pela tradicional equipe inglesa na F1.

2016 – O surto de Hamilton

2016 – O surto de Hamilton

7/11

Foto de: XPB Images

Não foi pego pelas câmeras, mas após bater durante a classificação para a corrida em Baku depois de ter liderado todos os treinos, Lewis Hamilton teve um momento de fúria ao chegar no escritório da Mercedes. O fato foi contado por Niki Lauda semanas depois, o que gerou mal estar dentro do time e forçou o austríaco a desmentir tudo. Na corrida, Hamilton largou em décimo e chegou em quinto na vitória do rival Nico Rosberg. Se vencesse a prova, Hamilton teria sido o campeão de 2016.

2018 – Batida sob Safety Car?

2018 – Batida sob Safety Car?

8/11

Foto de: Zak Mauger / LAT Images

Romain Grosjean enfrentou aquele que é o pior pesadelo para qualquer piloto durante a corrida do último ano em Baku. Ele ocupava a sexta posição, perdeu o controle de sua Haas enquanto o Safety Car estava na pista e bateu. O francês perguntou pelo rádio o que havia ocorrido, e seu engenheiro sugeriu que Marcus Ericsson havia batido em sua traseira, o que não ocorreu e é até hoje lembrado com bom humor pelos fãs.

2016 e 2018 – Perez no pódio

2016 e 2018 – Perez no pódio

9/11

Foto de: XPB Images

A pista do Azerbaijão desde o primeiro ano foi a mais forte do ano para a ex-equipe Force India, atual Racing Point. Foi lá que Sergio Perez fez o segundo tempo na classificação em 2016 (antes de ser forçado a perder cinco posições por uma troca de câmbio) e foi para o pódio em 2016 e – após ultrapassar Sebastian Vettel – em 2018 também. Nas duas provas em terceiro lugar.

2017 – Briga doméstica 2

2017 – Briga doméstica 2

10/11

Foto de: Sutton Motorsport Images

A Force India poderia ter tido mais que dois pódios em Baku, não fosse o choque entre Esteban Ocon e Sergio Perez em 2017. Após ser ultrapassado por Felipe Massa em uma relargada, Perez foi atacado por Ocon na curva 2, o francês não lhe deu espaço e ambos bateram. Caso o toque não tivesse ocorrido, a chance era alta de os dois carros terminarem no pódio, já que Hamilton (por um encosto de cabeça mal fixado), Vettel (punido por bater em Hamilton) e Massa (com problemas mecânicos) tiveram contratempos nas voltas seguintes. Ou seja, até uma dobradinha podia acontecer.

2016 – A maior velocidade da história

2016 – A maior velocidade da história

11/11

Foto de: Williams F1

No primeiro evento da F1 em Baku, Valtteri Bottas conseguiu a maior velocidade da história em um carro da categoria. Ele levou sua Williams nos treinos a incríveis 378 km/h – dado obtido pelo GPS de seu carro. A maior velocidade oficial de um F1 durante uma corrida é de Kimi Raikkonen, em Monza em 2005, com 370,1 km/h.

Fonte Motorsport

Publicidade:Rivalo Apostas Esportivas

Deixe uma Resposta