Sainz surpreende, derrota Verstappen e conquista pole inédita na carreira

A Fórmula 1 realizou neste sábado o treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha, 10ª etapa do campeonato. A chuva compareceu novamente a uma sessão da categoria e mudou bastante os planos das equipes e pilotos.

Alheio a tudo isso, Carlos Sainz conquistou sua primeira pole position na F1, com 1min40s983 no Q3 e ficando a 0s072 de Max Verstappen, que teve que se contentar com a segunda posição. Charles Leclerc e Sergio Pérez formarão a segunda fila em Silverstone.

A terceira fila será ‘da casa’, com Lewis Hamilton e Lando Norris. Fernando Alonso, Gerorge Russell, Guanyu Zhou e Nicholas Latifi completam o top 10. 

O Treino
Q1

Poucos minutos antes da sessão, a chuva deu as caras em Silverstone, causando correria nas equipes. No início, todos os pilotos optaram pelos pneus intermediários, com um grande rodízio na ponta.

Verstappen foi o mais rápido, com 1min39s129, com a marca alcançada já com a pista formando um trilho seco, com a água diminuindo. Leclerc, Russell, Sainz e Hamilton completaram o top 5.

Foram eliminados: Albon, Magnussen, Vettel, Schumacher e Stroll. Pela primeira vez, Latifi faria o Q2 na temporada, ficando à frente de seu companheiro de equipe na largada.

Q2

A chuva havia voltado, mas a apostas dos pilotos ainda eram os intermediários. Verstappen voltou a dominar, com 1min40s655. Hamilton, Leclerc, Sainz e Russell ficaram no top 5. Nos minutos finais, a chuva apertou e impediu daqueles que estavam precisando melhorar suas marcas de avançar.

Com isso, foram eliminados: Gasly, Bottas, Tsunoda, Ricciardo e Ocon. 

Latifi continuou com a maré de sorte e foi o 10º colocado, passando pela primeira vez ao Q3.

Q3

A chuva voltou a diminuir, mas os pilotos ainda optaram pelos pneus de faixa verde. Ninguém perdeu tempo e assim que a pista foi liberada, eles entraram.

Na primeira tentativa, Verstappen rodou, mas não saiu da pista e conseguiu finalizar a volta.

Alonso fez 1min46s227, saindo na frente no início. Mas Leclerc o superou, com 1min44s844, com o holandês ficando a 0s043, após nova tentativa.

A pista melhorava a cada minuto e Verstappen fazia 1min42s996 com menos de 5 minutos para o final. Hamilton, Russell e Norris vinham logo atrás.

Em novas tentativas, Verstappen baixou seu tempo para 1min41s055, seguido de Leclerc e Norris, quando o cronômetro zerou.

Carlos Sainz surpreendeu e cravou 1min40s983, ficando à frente de Verstappen em 0s072.

A largada para o GP da Grã-Bretranha será neste domingo, às 11h, horário de Brasília.

Grid de largada

 

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta