Verstappen domina e vence Sprint da Áustria, garantindo a primeira posição do grid no domingo

A Fórmula 1 realizou neste sábado a segunda corrida sprint da temporada 2022. E na sessão que definiu o grid de largada para o GP da Áustria deste domingo, tivemos um passeio de Max Verstappen. O atual campeão mostrou a força da Red Bull em casa para vencer sem maiores problemas, garantindo a primeira posição no grid de amanhã.

Após uma bela disputa interna da Ferrari nas primeiras voltas, Charles Leclerc foi o segundo, com Carlos Sainz em terceiro. Completaram o top 10: George Russell, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher e Valtteri Bottas.

Enquanto no ano passado apenas três pilotos pontuavam na Sprint, neste ano a corrida de sábado vale mais, com oito pontos para o vencedor. E, diferentemente do ano passado, quem triunfar na Sprint não leva a pole do fim de semana, com esse título retornando ao mais rápido da classificação de sexta-feira. Mas o resultado final da Sprint segue definindo o grid para o GP do domingo.

Diferentemente do que aconteceu em Ímola, aqui a maioria dos pilotos apostaram nos pneus médios para a corrida de 24 voltas, com apenas alguns usando os compostos macios.

Início da confusão

A confusão começou ainda na volta de apresentação. A Alpine não tirou o cobertor dos pneus de Alonso na marca de 5 minutos, forçando o espanhol a ficar parado no grid. A equipe levou ele de volta aos boxes para largar do pitlane. Mas, no final, o bicampeão sequer acabou participando.

Os problemas seguiram antes mesmo da largada. Zhou se aproximava do grid de largada quando seu carro morreu no meio da última curva. Mesmo com sua Alfa voltando a funcionar, a saída foi abortada, forçando mais uma volta de apresentação, reduzindo o número de giros da Sprint de 24 para 23.

Nova tentativa

Na segunda tentativa, tivemos a largada. Verstappen saiu bem e já tracionou para segurar Leclerc, enquanto Sainz passou o companheiro por fora e já passou a pressionar o holandês. 

Mais atrás, Gasly tentava passar Hamilton, mas acabou deixando o heptacampeão sem espaço, e a Mercedes acabou acertando a AlphaTauri, levando a uma rodada do francês. No final da primeira volta, Verstappen liderava seguido de Leclerc, Sainz, Russell, Ocon, Magnussen, Schumacher, Pérez, Bottas e Albon, enquanto Hamilton caía para 11º.

Últimas voltas

Bastaram apenas três voltas para que Verstappen começasse a abrir uma boa vantagem para Leclerc, chegando na casa de 2s. E enquanto essa diferença aumentava, o monegasco passou a ser pressionado por Sainz, com menos de meio segundo separando as duas Ferraris.

A briga interna da Ferrari pegou fogo, com os dois quase se encontrando em diversos momentos, até que Leclerc assumiu a segunda posição, conseguindo abrir um pouco. Já Pérez e Hamilton vinham fazendo corridas de recuperação, buscando se aproximar novamente do pelotão da frente.

Próximo à metade da prova, uma bandeira amarela no segundo setor com Vettel indo parar na caixa de brita. Mas o alemão conseguiu colocar a ré para voltar à pista. Neste momento, Verstappen já abria 3s para Leclerc, que tinha Sainz em terceiro e Russell, Pérez, Ocon, Magnussen, Schumacher, Hamilton e Bottas fechando o top 10.

Reta final

No final, tivemos um passeio de Max Verstappen na casa da Red Bull para garantir a vitória na Sprint, a primeira posição no grid do domingo e mais oito pontos no Mundial. Completaram o “pódio” do sábado Charles leclerc e Carlos Sainz.

Fecharam o top 10 deste sábado: George Russell, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher e Valtteri Bottas.

A Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring no domingo para o GP da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022. A largada está marcada para 10h, com transmissão pela Band. E já anote aí: assim que acabar a corrida, tem Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. Não perca!

 

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta