Há dez anos, Massa colocava o Brasil na liderança do Mundial da F1 pela última vez

Há dez anos, Massa colocava o Brasil na liderança do Mundial da F1 pela última vez

Há exatos dez anos, um piloto brasileiro ocupava pela última vez a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Após uma corrida de recuperação e a combinação dos resultados de seus adversários, Felipe Massa saía de Sepang em primeiro lugar.

Em 04 de abril de 2010, era realizado o GP da Malásia, terceira etapa do campeonato, após Bahrein e Austrália. Felipe estava em sua volta à categoria naquele ano, após o acidente no GP da Hungria de 2009, e teve duas boas performances nas etapas inaugurais: segundo lugar no Bahrein e terceiro na Austrália.

Massa chegava na Malásia em segundo no campeonato, com 33 pontos, quatro a menos que seu novo companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que havia vencido a corrida no Bahrein. Já Button, ganhador na Austrália, era o terceiro, dois pontos atrás do brasileiro.

No sábado, o treino classificatório foi marcado por um tempo imprevisível. Após um início molhado, os pilotos chegaram a trocar para pneus intermediários, mas uma nova tempestade atingiu a pista. Massa não teve um bom treino e caiu ainda no Q1, garantindo apenas a 21ª colocação de 24 pilotos, com um tempo 7s mais alto que o de Kubica, que terminou a primeira parte na frente.

A culpa para o tempo ruim de Massa foi da Ferrari, que segurou o brasileiro e Alonso nos boxes na esperança da situação da pista melhorar no final do Q1, mas o que aconteceu foi o oposto, com a volta da chuva. Alonso também caiu no Q1, largando em 19º. Entre eles, Lewis Hamilton, já que a McLaren havia feito a mesma aposta com o campeão.

A pole ficou com Mark Webber, mas Sebastian Vettel, que largou em terceiro, superou seu companheiro de equipe e Nico Rosberg nos primeiros metros e assumiu a liderança e ficaram assim até o final da prova. Para o alemão, seu terceiro lugar representou o primeiro pódio da Mercedes em sua volta à F1, logo na terceira prova.

Massa andou a corrida inteira na frente de Alonso e escalou o pelotão, conseguindo subir 14 posições na corrida para terminar em sétimo. Enquanto isso, nas voltas finais, Fernando Alonso, em nono, tentou ultrapassar Jenson Button, mas teve problemas com o motor e acabou abandonando.

Com a combinação de resultados, os seis pontos conquistados por Felipe foram suficientes para colocar o brasileiro na liderança pela primeira vez desde o GP da França de 2008. Massa tinha 39 pontos, dois a frente de Alonso e Vettel, com 37 cada e quatro a frente de Button e Rosberg.

Mas, após a Malásia, Felipe teve uma temporada irregular. Das 16 corridas seguintes, ele subiu ao pódio apenas mais três vezes, com o segundo lugar na Alemanha e terceiro na Itália e na Coreia do Sul. Com isso, terminou em sexto no Mundial, atrás das duplas da Red Bull e McLaren e mais de 100 pontos atrás de Alonso.

Felipe ainda permaneceu na Ferrari por mais três anos e, na temporada de 2014, fez a troca para a Williams, onde correu até o final de 2017.

Fonte Motorsport

Patrocinador:

                    

Deixe uma Resposta