A História dos Grandes Prêmios – Suíça 1950

O Grande Prêmio da Suíça de 1950 foi realizado no dia 4 de junho, no circuito de Bremgarten, próximo a Berna. Essa pista tinha uma volta de 7,280 km, e a corrida teve a duração de 42 voltas. O vencedor foi Giuseppe Farina, pela Alfa Romeo, sua segunda vitória na temporada.

Pôster oficial do GP da Suíça de 1950. (Fonte: statsf1.com)

Um início agitado

A pole position foi conquistada por Juan Manuel Fangio, da Alfa, com um tempo de 2 min. 42 seg. 1. Ao lado dele, na primeira fila, estavam seus companheiros de equipe: Farina (2:42:8) e Luigi Fagioli (2:45:2). A Ferrari vinha com Villoresi em 4º, Ascari em 5º e Sommer em 13º. Louis Rosier, da Talbot Lago, que acabaria no pódio, largou em 10º.

A largada foi dada às 16:10h. Fangio liderava na primeira curva. Enquanto isso, mais para trás, Giraud-Cabantous roda e danifica sua Talbot, sendo o primeiro a abandonar. Na volta número quatro Ascari foi para os boxes com problemas no sistema de óleo. Ele retornou à pista, mas acabou se retirando da prova. Na mesma volta, Villoresi consegue uma ultrapassagem em cima de Fagioli. Logo, Farina marca o melhor tempo de volta, 2:42:6, no oitavo giro. Já na volta seguinte, Fagioli recupera a posição de Villoresi, que enfrenta problemas na sua Ferrari. Não demorou muito para que ele também se despedisse da corrida. Nesse meio tempo, Farina toma a ponta de Fangio, na volta 7, que só recuperaria na volta 21.

A volta 19 foi movimentada: Eugène Martin, da Talbot, tenta atacar o companheiro Louis Rosier. Infelizmente, Martin sofreu um terrível acidente, no qual foi jogado do carro e quebrou o fêmur com o impacto com o chão. Na mesma volta, Felice Bonetto (Maserati) foi para os boxes para abastecer, quando um barril de combustível pressurizado explode. Por sorte, ele não se feriu e conseguiu retornar para a corrida. Por fim, Sommer, o último dos ferraristas, abandona nessa volta, com problemas na transmissão.

E um final “previsível”

Juan Manuel Fangio liderou boa parte da corrida, mas abandonou na volta 34. (Fonte: statsf1.com)

Fangio teve que abandonar na volta 34. A partir daí, a corrida fica mais monótona. Assim, Farina cruza a linha de chegada em primeiro, seguido de Fagioli, bem ao seu lado. Louis Rosier completou o pódio. Além disso, outros dois pilotos pontuam: Prince Bira, em quarto, e Bonetto, em quinto. Com esse resultado Farina estava liderando o campeonato com 18 pontos, seguido por Fagioli com 12. Abaixo, o resultado completo da corrida.

Tabela de autoria do site GP Expert.

Deixe uma Resposta