Verstappen mostra força da Red Bull em casa e lidera TL1 na Áustria

Em meio a um momento quente dentro e fora das pistas, a Fórmula 1 abriu nesta sexta as atividades para o GP da Áustria, que marca a metade da temporada 2022. E no primeiro treino livre do fim de semana, o único antes da classificação, foi Max Verstappen quem terminou na frente, mostrando que a Red Bull deve ser mesmo a favorita para a etapa em casa.

Charles Leclerc foi o segundo com George Russell em terceiro. Completaram o top 10: Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda.

A F1 volta ao Red Bull Ring em um momento importante da temporada 2022, marcando a metade do campeonato em meio a uma boa fase de Max Verstappen e a Red Bull, enquanto a Ferrari busca crescer novamente, construindo em cima da vitória de Carlos Sainz em Silverstone.

Mas o fim de semana em Spielberg também deve pegar fogo fora da pista, com reuniões entre F1, FIA e equipes sobre questões como reajuste do teto orçamentário, a possível intervenção da FIA para erradicar o porpoising e a polêmica dos assoalhos flexíveis. 

Mudanças na programação

Por se tratar de um fim de semana com corrida sprint, a programação muda de formato e, com isso, o TL1 ganha um papel fundamental, por ser a única sessão de treinos antes da classificação, mais tarde nesta sexta-feira.

Com isso, a ação de pista começou assim que a regressiva de 60 minutos foi iniciada, com praticamente todos saindo dos boxes de cara.

Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min07s720, quase meio segundo à frente de Alonso, enquanto Leclerc, Ocon e Magnussen completavam o top 5. Neste momento, todos os pilotos optaram por sair de pneus médios.

Pouco depois, Norris causou uma bandeira amarela, seguida de uma vermelha. Com problemas em sua McLaren, o britânico foi obrigado a parar o carro ao lado da pista no segundo setor, forçando a paralisação (sem congelar o relógio) para que os fiscais pudessem fazer a remoção. O replay da transmissão mostrou o piloto avisando à equipe que havia fumaça em seu MCL36.

Retomada da sessão

A sessão foi retomada com 32 minutos ainda no relógio, enquanto as equipes já se preparavam para as simulações de classificação, calçando pneus macios nos carros. Neste momento, Verstappen seguia na liderança com 01min07s496, tendo agora Leclerc em segundo. Alonso, Pérez e Vettel completavam o top 5.

A bandeira vermelha ainda deu as caras mais uma vez na sessão. Com quase 40 minutos transcorridos, o TL foi novamente interrompido para a remoção de detritos da pista. Uma vedação de borracha se soltou deixando pedaços tanto na pista quanto na zebra.

Reta final

No final, Max Verstappen mostrou que a Red Bull deve ser mesmo a favorita do fim de semana, terminando a sessão na ponta com 01mn06s302. Charles Leclerc, George Russell, Lewis Hamilton e Kevin Magnussen vieram na sequência.

Completaram o top 10: Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda.

A Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring logo mais nesta sexta para a classificação, que define o grid de largada da corrida sprint. A sessão está marcada para 12h, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro

E já anote aí: assim que acabar a classificação, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube com uma análise completa do primeiro dia de atividades no Red Bull Ring e a projeção da corrida sprint. Não perca!

 

Fonte Motorsport

Publicidade:

Deixe uma Resposta