Pilotos 2019: conheça a trajetória de George Russell

George Russel é um piloto britânico, nascido em King’s Lynn, no dia 15 fe fevereiro de 1998. Atualmente é piloto da Williams.

Russell faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes desde 19 de janeiro de 2017, sendo que neste período ganhou os títulos da GP3 Series, em 2017, e da Fórmula 2, em 2018, com a equipe ART Grand Prix em ambas as categorias.

Kart

Russell começou sua carreira no kart em 2006. Foi subindo de categoria até que chegou na classe de cadetes, em 2009, tornando-se campeão britânico da MSA e campeão do British Open. Em 2010 se transferiu para a categoria Rotax Mini Max, onde se tornou campeão britânico Super One, campeão britânico de Fórmula Kart Stars e também venceu o Kartmasters British Grand Prix. Em 2011 disputou na classe KF3, ganhando o título de SuperNationals da SKUSA e se tornando o Campeão Europeu da CIK-FIA, um título que ele defendeu com sucesso em 2012. Seu último no kart foi em 2013, onde terminou em 19º no Campeonato Mundial KF1 CIK-FIA.

Fórmula Renault 2.0

O ano de 2014 marcou a sua estreia em corridas de monopostos, competindo na Fórmula Renault 2.0. Ele inicialmente assinou contrato para correr com a equipe Prema Powerteam, mas perto do início da temporada se mudou para a equipe Koiranen GP. Apesar de perder uma etapa por motivos de saúde, terminou em quarto no campeonato, tendo um único pódio, no circuito de Red Bull Ring, na Áustria.

Russell também disputou duas etapas do campeonato Eurocup Fórmula Renault 2.0. Ele disputou a etapa de Moscou com o Koiranen GP e se mudou para a Tech 1 Racing para a etapa final da temporada, em Jerez de la Frontera. Correndo como convidado, Russell venceu a corrida final da temporada depois de conquistar a pole position.

Fórmula 4

Em 2014, Russell também competiu na Fórmula 4 da BRDC com a equipe atual campeã Lanan Racing. Na última corrida da temporada, em Snetterton, estava disputando o título com o seu companheiro Arjun Maini e os pilotos da equipe HHC Motorsport, Sennan Fielding e Raoul Hyman. Depois de largar na pole position, Russell venceu a corrida, sua quinta da temporada, para conquistar o título por apenas três pontos de Maini.

Como prêmio pelo título da Fórmula 4 da BRDC, Russell testou um carro da GP3 com a Arden Motorsport, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Em dezembro de 2014, se tornou o mais jovem vencedor do prestigiado Prêmio BRDC da McLaren Autosport, derrotando seus colegas Alexander Albon, Ben Barnicoat, Sennan Fielding, Seb Morris e Harrison Scott.

Em fevereiro de 2015, Russell foi anunciado como um dos doze pilotos selecionados para participar do programa SuperStars, do Clube de Pilotos de Corrida Britânicos, sendo o mais jovem do programa

Fórmula 3

George Russell, Carlin-2015

Russell disputou a Fórmula 3 em 2015, com a equipe Carlin. Conquistou sua primeira vitória na primeira rodada da temporada, em Silverstone, terminando à frente de Charles Leclerc e Antonio Giovinazzi na segunda corrida do final de semana. Russell conquistou mais dois lugares no pódio em Spa-Francorchamps, Bélgica, e Norisring, Alemanha, terminando em sexto o campeonato. Ele também terminou como vice-campeão para Leclerc na classificação do campeonato de novato do ano.

Em setembro de 2015, Russell participou do Masters of Formula 3, evento realizado em Zandvoort. Depois de terminar em quarto na corrida de qualificação, terminou em segundo, atrás do companheiro de equipe Antonio Giovinazzi, na corrida principal. Russell também estava escalado para competir no Grande Prêmio de Macau com a Carlin, mas foi substituído pelo piloto japonês do Euroformula Open Championship, Yu Kanamaru, pouco antes do evento.

Russell mudou para a equipe Hitech na temporada de 2016, conquistando duas vitórias e terminando em terceiro na classificação geral.

Série GP3

George Russell, ART Grand Prix-2017

Em 19 de janeiro de 2017, Russell assinou com o ART Grand Prix para correr na GP3 Series. Ele já tinha dirigido para a equipe no teste pós-temporada no circuito de Yas Marina, em novembro de 2016.

Russell teve um bom início de temporada no Circuito da Catalunha, em Barcelona, ​​onde terminou o fim de semana com a 4ª e a 5ª posições. Na próxima corrida, em Red Bull Ring, conquistou sua primeira pole position e vitória na temporada. Russell marcou também a pole position em sua “corrida em casa”, em Silverstone, antes de também conquistar outra vitória na primeira corrida do fim de semana. Já na segunda corrida terminou na 4ª posição e assumiu a liderança do campeonato.

Com um desempenho dominante em Spa-Francorchamps fez com que Russell construísse uma boa vantagem no campeonato, depois de conquistar uma vitória e uma segunda posição nas duas corridas, juntando com uma pole position e uma volta mais rápida em ambas as corridas.

A próxima etapa ocorreu em Monza, onde houve apenas uma corrida, devido a condições meteorológicas adversas, que resultaram no cancelamento da corrida de sábado. Russell venceu, com direito a uma grande batalha com seus companheiros Jack Aitken e Anthoine Hubert para selar sua quarta vitória da temporada.

Russell conquistou quatro vitórias, três pole positions e mais cinco pódios para colocá-lo na condição de conquistar o campeonato em Jerez, com uma rodada completa do campeonato ainda a ser disputada em Yas Marina. Russell conquistou o título da GP3 Series de 2017 depois de conquistar a 4ª posição na segunda corrida de Jerez.

Fórmula 2

George Russell, ART Grand Prix-2018

Em 18 de janeiro de 2018, Russell foi confirmado como piloto da ART Grand Prix para a temporada da Fórmula 2. Ele também foi confirmado como piloto reserva da Mercedes-AMG Petronas Motorsport F1 em 22 de fevereiro de 2018, compartilhando a função com Pascal Wehrlein.

Russell se classificou na 2ª posição na estreia, em Sakhir, no Bahrain, terminando em 5º na rodada de abertura do campeonato.

Em Baku, no Azerbaijão, na segunda etapa do campeonato, Russell liderou a maior parte da corrida, antes de um safety car tardio causar um enrosco no reinício, que lhe custou a vitória. Na segunda corrida Russel enfim conquistou a vitória.

Russell conquistou sua segunda vitória da temporada em Barcelona, ​​depois de vencer um duelo de unhas com Nyck de Vries, da Prema. Ele conseguiu um 4º lugar na segunda corrida e subiu para a 2ª colocação no Campeonato.

Em Monte-Carlo, Russell teve uma falha de motor nos testes que limitou severamente sua corrida. Russell largou na 16ª posição e não pontuou em ambas as corridas.

Russell conquistou sua primeira pole position em Paul Ricard, na França). Liderou uma corrida desafiadora por conta do tempo molhado e levou sua terceira vitória do campeonato.

Mais tarde, ele viria a ganhar o título com a vitória na corrida em Abu Dhabi depois de uma longa luta com o britânico Lando Norris.

Fórmula 1

Williams (2019-)

Temporada de 2019

George Russell, Williams-2019

George Russell foi oficializado como piloto da Williams no dia 12 de outubro de 2018, onde seria companheiro do polonês Robert Kubica.

Deixe uma Resposta